Curiosidades

4 sinais de alguém tóxico que prejudica a saúde mental dos outros

0

Você sabe identificar alguém tóxico? Essas pessoas estão em todas as partes, e podem comprometer, e muito, a nossa saúde mental.

No cotidiano, deparamo-nos com uma variedade de grupos que podem exercer um impacto significativo em nosso bem-estar.

Infelizmente, algumas dessas interações podem ser prejudiciais, drenando nossa energia e minando nossa saúde mental de maneiras danosas, por vezes de forma despercebida.

Identificar quem são essas pessoas e compreender os sinais de alerta para a toxicidade é crucial para preservar nossa saúde emocional e psicológica.

Portanto, vale se familiarizar com os indicadores reveladores que apontam para alguém que afeta sua saúde mental. Isso te ajudará a estabelecer limites saudáveis e a cultivar relacionamentos mais positivos e enriquecedores.

4 sinais de alguém tóxico

1. Falta de desculpas

Um dos principais sinais de alguém tóxico é quando nunca pede desculpas, mostra não só uma falha em reconhecer erros, mas também uma ausência de vontade genuína de corrigir danos e melhorar.

Lidar com pessoas assim pode ter um impacto significativo na nossa saúde mental, deixando-nos invalidados, magoados e frustrados pela falta de responsabilidade e empatia.

Além disso, acaba prolongando discussões, sempre nos fazendo ceder para que o relacionamento não se desgaste. Seja uma amizade, familiar ou um parceiro amoroso, pessoas tóxicas acabam virando o jogo para não precisarem reconhecer quando erraram.

Via Freepik

2. Trazem negatividade

Além disso, pessoas tóxicas constantemente estão vendo o lado negativo das situações, reclamando incessantemente e expressando pessimismo sobre tudo ao seu redor.

Passar tempo com elas pode ser extremamente irritante e, ao longo do tempo, pode ter um sério impacto na nossa saúde mental.

Afinal, as palavras têm poder, e nosso cérebro acaba tomando algumas realidades como verdade. Se sempre vermos o lado negativo, isso acabará impactando a longo prazo.

Ainda, é desconfortável estar perto de alguém que constantemente coloca o clima para baixo, e não consegue ver os pontos positivos de nada.

3. Constantemente críticos

Da mesma forma, alguém tóxico não apenas irá ver o lado negativo de tudo, mas estará sempre criticando tudo e todos.

Pessoas que vivem apontando as falhas dos outros são um exemplo claro de comportamento tóxico que pode impactar significativamente nossa saúde mental.

Suas críticas constantes, menosprezo e rebaixamento podem ser emocionalmente desgastantes, minando nossa autoestima e confiança ao longo do tempo.

Além disso, existem várias camadas que acompanham esse comportamento, e são mais complexas de lidar. Por exemplo, muitas pessoas que nos são próximas possuem esse comportamento velado na forma de falsos elogios, sem nos deixar saber se existe apoio ou não.

Ou, ainda, as críticas podem mascarar uma inveja ou ciúme, sentimentos negativos que esgotam qualquer relação. Isso não apenas impacta nossa confiança e bem-estar, como também coloca o relacionamento em risco.

4. Vitimização constante

Via Freepik

Por fim, se você quer reconhecer alguém tóxico, vale a pena reparar se a pessoa se vitimiza com frequência.

Aqueles que sempre se colocam como vítimas, evitando assumir responsabilidade por suas ações, representam outro exemplo de comportamento tóxico que pode prejudicar a saúde mental dos outros.

Indivíduos tóxicos muitas vezes recorrem a desculpas, manipulação emocional e busca de simpatia para evitar confrontar suas próprias falhas ou contribuições para situações problemáticas.

Dá para perceber que essa característica acompanha outras, como nunca se desculpar. Trata-se de um comportamento padrão, em que a pessoa não apenas não admite que errou, como acaba se colocando em uma posição de vítima.

Mesmo que tenha errado, assumir esse papel pode cansar a percepção do outro, causando culpa, medo de rejeição e fazendo com que ele tenha que se desculpar.

Existem vários traços de alguém tóxico, mas esses padrões principais ajudam a perceber se alguém está sendo prejudicial na sua vida, e pode ser hora de repensar essa relação.

 

Fonte: Escola Educação

Imagens: Freepik, Freepik

Por que minhocas saem de suas tocas quando chove?

Artigo anterior

Após cinco meses de apagão, sonda espacial mais distante da Terra manda sinal à Nasa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido