Natureza

Animal mais velho da Terra com 518 anos reaparece nas água do Caribe

0

Um tubarão-da-Groelândia velho reapareceu perto de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do mundo, com cerca de 518 anos, continua a fascinar os cientistas.

Segundo pesquisas, esses animais podem viver pelo menos 400 anos, o dobro do tempo de vida do animal mais longevo, a tartaruga-gigante.

O animal vive em águas muito frias e profundas. A dificuldade em alcançá-lo significa que é menos estudado do que as mais de 500 outras espécies de tubarões.

É conhecido por sua lentidão e seu nome científico é somniosus microcephalus, que significa ‘dorminhoco de cabeça pequena’.

Apesar do nome, o aparecimento deste animal não se limita aos mares do norte do globo. Estima-se que atinjam a maturidade reprodutiva por volta dos 150 anos de idade.

Entre os maiores tubarões do mundo, o tubarão da Groenlândia tem quase o mesmo tamanho do grande tubarão branco. Podem atingir 6,4 metros de comprimento e pesar até 1.000 kg.

Via Animalia

A carne de tubarão é venenosa

Comer um tubarão-da-Groelândia velho pode causar sintomas graves semelhantes aos de envenenamento em humanos, e a neurotoxina presente pode paralisar até mesmo cães sedados.

A toxicidade está ligada ao óxido de trimetilamina (TMAO) encontrado no tecido da carne destes tubarões, uma adaptação que os ajuda a resistir aos efeitos negativos da pressão extremamente elevada da água e do frio extremo.

Eles raramente atacam pessoas

Além disso, embora existam antigas lendas Inuit de que esses tubarões atacam caiaques, não há registros desses encontros.

Apesar de sua capacidade de ferir ou matar humanos facilmente, os tubarões da Groenlândia são geralmente muito dóceis.

‘Invisibilidade’

Aqueles que esperam ver tubarões da Groenlândia podem se surpreender com o quão pequenas são as chances.

As fotos das espécies foram tiradas pela primeira vez em 1995 e foram necessários mais 18 anos para encontrar vídeos que as mostrassem em seu habitat natural.

A beleza desses tubarões está na água fria

Embora todos os tubarões tenham sangue frio, esta espécie em particular prospera em ambientes extremamente frios.

Um tubarão-da-Groelândia velho prefere viver em águas entre -1 e 10°C, migrando para áreas mais frias a cada estação. Curiosamente, são as únicas espécies de tubarões capazes de suportar as condições árticas durante todo o ano.

Via Animalia

Onde moram?

O tubarão da Groenlândia, um dos vertebrados mais longevos do mundo, habita principalmente as águas frias do Atlântico Norte e do Ártico, como seu nome indica.

Essas regiões incluem as águas ao redor da Groenlândia, a costa leste do Canadá, o Mar de Noruega e o Oceano Ártico.

Além disso, é mais fácil encontrar esses tubarões em profundidades que variam de 200 a 2.200 metros, preferindo águas mais turvas. Por isso eles acabam sendo invisíveis e raros.

Mas apesar disso, o tubarão-da-Groenlândia velho não está atualmente listado como uma espécie em risco crítico de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), mas é classificado como “Vulnerável”.

A principal preocupação para esta espécie é a sobrepesca e a captura incidental em operações de pesca comercial.

Além disso, como eles são predadores de crescimento lento com taxas de reprodução baixas, são particularmente vulneráveis à exploração excessiva.

Quanto à sua longevidade, ele vive muito tempo devido a uma combinação de fatores biológicos e ambientais. Eles crescem muito lentamente, a uma taxa de cerca de 1 cm por ano, e atingem a maturidade sexual apenas entre 100 e 150 anos de idade.

As águas frias em que habitam também contribuem para um metabolismo mais lento, o que está associado a uma menor taxa de envelhecimento.

Esses fatores combinados resultam em uma expectativa de vida que pode superar os 400 anos. Ou seja, um tubarão-da-Groelândia velha está apenas seguindo os fatores do seu ambiente, e aproveitando eles.

 

Fonte: Surgiu

Imagens: Animalia, Animalia

Elon Musk ganhará presente de 305 Bilhões de reais

Artigo anterior

Limousine russa de R$ 1,5 milhão que Putin deu a Kim Jong-un é blindada e tem motor V8 superpotente

Próximo artigo