Política

Limousine russa de R$ 1,5 milhão que Putin deu a Kim Jong-un é blindada e tem motor V8 superpotente

0

Vladmir Putin visitou a Coreia do Norte na semana passada e na ocasião presenteou o ditador Kim Jon-un, e o presente foi nada menos que um carro blindado russo.

Essa limousine de luxo é o Aurus Senat. E este carro não é apenas um carro comum: na verdade, é o primeiro carro de luxo produzido na Rússia.

Segue o estilo da empresa britânica Rolls-Royce, fabricante de automóveis de alto padrão utilizado por bilionários em todo o mundo. O carro russo custa cerca de R$ 1,5 milhão.

O Aurus Senat surgiu em 2018, quando o próprio Putin pediu à indústria automobilística russa que começasse a produzir carros de luxo para o presidente. Em outras palavras, Putin usa essa máquina.

A partir de 2021, o Aurus passa a estar disponível para consumidores em geral. Claro que é acessível, mas tem muito dinheiro envolvido.

Via Wikimedia

O interior luxuoso do Aurus Senat, o carro blindado russo

O modelo de carro blindado russo que o ditador norte-coreano recebeu não é a versão 2024, que ainda não foi lançada. A nova versão do Aurus, que deverá chegar ao mercado russo nos próximos meses, já tem reservas para todas as autoridades locais.

O Aurus Senat é produzido em três modelos diferentes. Havia um modelo padrão, um modelo chamado Senate Long Car e Senate Limousine. O último usado por Putin e também dado ao Sr. Kim Jong-un, é maior e mais luxuoso com materiais e acabamentos especiais.

O sedã Senado está totalmente equipado e possui motor V8 biturbo de 4,4 litros. Tem capacidade de 590 cavalos de potência. O motor é da empresa NAMI, uma desenvolvedora russa de pesquisa automotiva, com a ajuda da Porsche.

O sedã Aurus Senat existe em pequenas quantidades, apenas 31 desses carros saíram da fábrica em 2022 na Rússia. Na verdade, atualmente só é possível comprar um carro no território da Rússia.

Havia planos para vender esta máquina a outros países, mas quando a guerra com a Ucrânia começou, tudo estava em perigo.

Com uma história tão rica, fica claro que o ditador norte-coreano adora esse presente, principalmente por ele ter uma coleção de carros.

Kim Yo Jong, irmã do ditador e membro do governo, disse o seguinte à agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA: “Este presente é uma expressão clara da relação especial entre os dois líderes de grandes nações”.

Via Wikimedia

Como funciona um blindado?

Um carro blindado existe para oferecer proteção adicional contra ataques balísticos e outras ameaças, como explosões. Para isso, utiliza uma combinação de materiais e técnicas de construção especializadas.

A blindagem de aço fica nas áreas críticas do veículo, como portas, teto, painel de fogo (parede entre o motor e o compartimento de passageiros) e, às vezes, até no piso.

Os vidros normais dão espaço para os vidros blindados, que possuem camadas de vidro e policarbonato, para absorver e dissipar a energia dos projéteis.

Além disso, o interior do carro pode ter reforços com materiais como Kevlar ou outros compostos balísticos, que oferecem proteção adicional sem adicionar tanto peso quanto o aço.

As rodas se equipam com pneus run-flat, que permitem que o veículo continue se movendo mesmo com os danos nos pneus.

Enquanto isso, a suspensão e o motor do veículo também permite ajustes, para lidar com o peso extra da blindagem, garantindo que o carro mantenha desempenho e manobrabilidade adequados.

Em casos de ameaças mais avançadas, como explosões, o veículo pode incluir reforços adicionais e sistemas de proteção específicos para mitigar os efeitos de explosões e impactos.

Ou seja, na prática, é ideal para um ditador que mora em um país com constantes ameaças externas.

 

Fonte: R7

Imagens: Wikimedia, Wikimedia

Animal mais velho da Terra com 518 anos reaparece nas água do Caribe

Artigo anterior

Alinhamento dos planetas será visível do Brasil no sábado

Próximo artigo