Curiosidades

Peixe que ‘prevê terremoto’ gera medo ao aparecer na costa do México e Vietnam

0

Os peixes são animais que acabam atraindo a atenção de muita gente. Contudo, alguns não são tão bom de serem avistados. Como no caso desse animal conhecido como “peixe-remo”, “peixe do fim do mundo” ou “peixe do juízo final”. De acordo com as lendas japonesas, ver esse animal em águas superficiais é um sinal de mal agouro. Isso porque, supostamente, ele conseguiria “prever” terremotos.

Essa lenda sobre o peixe do fim do mundo não é uma coisa única do Japão. Tanto que, nas últimas semanas ele apareceu no México e Vietnã e trouxe uma onda de especulações. E como seu habitat são as águas profundas, quando o peixe do fim do mundo é visto na superfície isso pode ser um problema.

Peixe e terremoto

peixe do fim do mundo

Náutica

No México, o peixe do fim do mundo foi flagrado por pescadores no momento em que estava sendo atacado por um tubarão. Enquanto que no Vietnã, o animal apareceu na praia da cidade de Hue. E nos últimos meses aconteceram mais avistamentos desse peixe no Japão e no Chile.

De acordo com o folclore japonês, a espécie desse peixe sobe até a superfície sempre que um terremoto está prestes a acontecer. Por conta disso existe todo o medo de ele ser avistado. E, em 2011, essa crença se tornou ainda mais popular quando a cidade de Fukushima foi arrasada por um tsunami e antes disso acontecer houve vários avistamentos do peixe do fim do mundo.

Mesmo com todas as coincidências, não existem indícios científicos de que essa espécie tenha alguma relação com os abalos sísmicos. De acordo com os estudos, essa espécie é extremamente sensível com as mudanças no ambiente onde vive e por conta disso que às vezes ela sobe até a superfície.

Peixe do fim do mundo

Náutica

Claro que esse animal gera uma grande curiosidade em todas as pessoas que ouvem falar dele. Saiba algumas coisas sobre ele.

1 – Origem do nome 

O “peixe do fim do mundo” ou “peixe do juízo final” é chamado assim por conta da relação que ele tem com desastres naturais, principalmente terremotos. De acordo com determinadas lendas, esse peixe era mais visto antes de eventos sísmicos significativos.

2 – Ele foi visto antes de um terremoto enorme no Japão

A lenda do avistamento do Regalecus glesne e os desastres sísmicos foi reforçada pelo fato de ele ter sido visto em 2011 antes do grande terremoto que também causou um tsunami. O Sismo e Tsunami de Tohoku, como foi chamado, atingiu o reator nuclear da cidade de Fukushima.

3 – O peixe do fim do mundo flutua verticalmente

Dentre as curiosidades sobre o peixe, ele nadar de forma vertical é uma das mais interessantes. Pelo fato de o animal ser prateado, ele flutuar funciona como uma forma de camuflagem porque ele usa os reflexos da luz na água para poder não ser visto.

4 – Seu habitat é nas profundezas

O peixe do fim do mundo vive nas áreas abissais dos oceanos, também conhecida como zona mesopelágica, que fica abaixo dos mil metros. Por conta disso, eles raramente são vistos na superfície. Esse é mais um ponto para ele ser chamado de peixe do fim do mundo porque quando ele está na superfície é porque está doente, desorientado ou morrendo.

5 – Papel desconhecido no meio ambiente

Como dito, os oceanos são um dos ecossistemas menos explorados pelos humanos, ainda mais na zona em que esse animal vive. Por conta disso, esse peixe ainda é pouco estudado e não se sabe ao certo qual é o seu papel no meio ambiente. Tudo isso ajuda ainda mais a manter o mito em volta dele.

Fonte: Náutica, National geographic

Imagens: Náutica

5 lugares que ficarão inabitáveis ​​em apenas 50 anos

Artigo anterior

Planeta Nove: falta muito para encontrarmos o ‘último’ planeta do Sistema Solar?

Próximo artigo