Saúde

Remover pelos pubianos pode ser prejudicial à saúde? Entenda

0

Da depilação hollywoodiana aos vajazzles, do clareamento ao piercing, existe uma variedade infinita de maneiras para estilizar nossos pelos, mas afinal, será que depilação íntima faz bem?

Antes de nos deixarmos levar pelas últimas tendências da moda genital, talvez devêssemos refletir sobre a razão pela qual os pelos estão lá em primeiro lugar e se sua remoção pode afetar negativamente nossa saúde.

Cada grupo de pelos que cresce em nossa pele tem um propósito específico. As sobrancelhas, por exemplo, evitam que o suor escorra para os olhos e nos permitem expressar nossas emoções por meio da expressão facial.

Os cílios protegem nossos olhos contra detritos. Até os pelos minúsculos em nossos braços e pernas têm sua função, conectando-se a nervos igualmente minúsculos para nos proporcionar sensações de pressão e vibração.

Mas e quanto aos pelos pubianos? Qual é a função deles, de acordo com a ciência?

Via Freepik

No sexo

A busca por moldar ou remover os pelos pubianos frequentemente está associada à definição das identidades sexuais.

Estudos revelaram que as mulheres, em particular, enfrentam pressão social para a depilação corporal e os pelos pubianos podem influenciar sua autopercepção e atratividade sexual.

Contudo, os pelos nas áreas íntimas podem desempenhar um papel na atração de possíveis parceiros sexuais e no aumento do prazer durante o ato sexual.

Nos rituais de acasalamento de muitos animais, os feromônios desempenham um papel crucial, induzindo mudanças comportamentais nos sexos opostos e promovendo a consciência e a atração por um parceiro, bem como o desejo de procriar.

Embora o papel dos feromônios em humanos não esteja completamente compreendido, existem especulações de que os pelos pubianos tenham uma relevância significativa.

As regiões pubiana e da virilha concentram uma grande quantidade de glândulas sudoríparas, que podem ser fontes de feromônios.

Os pelos pubianos podem reter essas substâncias ou, devido ao calor retido sob eles, liberá-las no ar (transformando-as em gases), potencializando seus efeitos em um parceiro sexual.

Além disso, os pelos pubianos também podem proporcionar sensações prazerosas durante o movimento ou fricção durante o ato sexual, ou ainda agir como uma defesa para a pele circundante.

Também protege

Os pelos pubianos podem desempenhar uma função protetora? Uma pesquisa descobriu que, sob o microscópio, os pelos pubianos possuíam uma cutícula externa mais espessa em comparação com os retirados do couro cabeludo. Essa descoberta pode explicar a textura mais grossa dos pelos pubianos.

Os autores do estudo sugerem que esta cutícula mais espessa pode servir como uma barreira contra danos à pele causados pela urina, que contém compostos irritantes como amônia e ureia.

Embora a depilação íntima dos pelos pubianos tenha sido associada a um maior risco de infecções genitais, esta conexão foi contestada.

Outra pesquisa indicou que mulheres que se depilavam apresentavam um risco aumentado de desenvolver padrões recorrentes de infecções do trato urinário (ITUs), que já são mais comuns em mulheres.

A explicação científica por trás dessa observação é que a remoção dos pelos pubianos também remove grupos de bactérias que residem dentro e ao redor dos pelos.

Estas bactérias podem ter um efeito protetor, impedindo a invasão de outras bactérias, como a E.coli, uma das principais causas de ITUs.

O mesmo estudo indicou que as bactérias podem penetrar na pele danificada após os tratamentos pubianos e que pode haver outros mecanismos protetores nos folículos pilosos que auxiliam na prevenção de infecções.

Via Freepik

Pode fazer depilação íntima?

Para aqueles interessados em remodelar seus pelos pubianos com depilação íntima, vale se atentar.

Pesquisas demonstraram que os folículos pilosos podem cair na região pubiana, da mesma forma que se transferem para o couro cabeludo. Isso acontece principalmente em formas erradas ou grosseiras de retirada.

Os pelos pubianos e sua função real ainda são um mistério. No entanto, uma coisa é certa: vale escolher suas batalhas.

Pelos encravados são uma realidade para aqueles que se depilam, usam cera ou realizam arrancamento. Então, seja pela saúde ou não, é quase certo que a região ficará sensível, coçando e incomodará.

Por isso, se você sentir qualquer irritação na depilação íntima, é melhor deixar os pelos em paz. Pode não prejudicar totalmente sua saúde, até onde se sabe, mas é melhor evitar em vez de pagar para ver!

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Freepik, Freepik

Eis o que acontece com o pulmão de quem fumou por 20 anos

Artigo anterior

Os insetos são mais ativos à noite? Pesquisa global responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido