Curiosidades

15 coisas que você encontraria até chegar ao centro da Terra

0

Estudiosos buscam estudar o máximo do nosso planeta, universo e forma como vivemos. Após muitos estudos, foi possível fazer o primeiro salto de paraquedas, lançar no espaço uma nave espacial e até mesmo manter uma base de estudos por lá. No entanto, quando se trata de estudar o interior do nosso planeta, fica tudo mais difícil. Até hoje, seres humanos só conseguiram chegar pouco mais de 12 quilômetros abaixo dos nossos pés. Isso quer dizer 0,2% da distância até o centro da Terra. Não quer dizer que desistiram por querer, pois haveria diversos ganhos científicos se conseguíssemos ir. O problema é que existem várias coisas que impedem essa “viagem” e podemos passar milênios desenvolvendo ferramentas para isso, ainda assim será uma tarefa quase impossível.

Um dos maiores desafios é o calor extremo conforme vamos nos aprofundando. Na crosta terrestre, a camada mais externa do planeta, que chega a 50 quilômetros, as temperaturas aumentam em cerca de 25 graus Celsius por quilômetro de profundidade. Quando você atingir 10 quilômetros, as temperaturas já ultrapassarão 250°C. Se continuar descendo, podemos encontrar temperaturas que vão de 650 a 1200°C. Estima-se que o núcleo do planeta tenha cerca de 5.000°C.

Pensando um pouco mais sobre isso, nós resolvemos trazer algumas informações a respeito do assunto. Buscamos e listamos uma série de coisas que podemos encontrar até atingirmos o centro da terra. De animais a construções humanas, há diversas coisas. Caso entenda do assunto e saiba alguma outra coisa que não listamos aqui, manda pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

O que encontraríamos até chegar ao centro da Terra

1 – 3 metros: espécie de minhoca escavadora profunda. É uma espécie gigante e que pode medir até 1 metro de comprimento.

2 – 4 metros: túmulo de Tutancâmon. Esse foi descoberto em 1922, pelo arqueólogo Howard Carter no Vale dos Reis, Egito.

3 – 7 metros: raízes das plantas. Essa é a profundidade máxima que podem chegar as raízes das árvores de uma floresta tropical.

4 – 12 metros: buracos de alguns animais mais profundos, como os crocodilos do Nilo.

5 – 85 metros: cidade subterrânea de Derinkuyu, Turquia. Esse é um dos vários complexos subterrâneos encontrados na Capadócia. Estima-se que a descoberta tenha sido feita no século VII.

6 – 106 metros: estação de metrô mais profunda. Essa fica na Ucrânia.

7 – 240 metros: Túnel ferroviário mais fundo: esse foi inaugurado em 1988 e fica em Seikan, Japão.

8 700 metros: local onde os mineiros chilenos ficaram presos por 69 dias. A mina de cobre e ouro se encontrava a essa profundidade em San José, Chile.

9 – 1.160 metros: colônia de morcegos. Cerca de 1.000 morcegos marrons passam o inverno em uma mina de zinco de Nova York.

10 – 1.300 metros: verme do diabo: minúsculos vermes com o nome Mefistófeles.

11 – 1.980 metros: springtails que são pequenas criaturas que habitam cavernas profundas. Eles não possuem olhos e são facilmente encontrados na Geórgia.

12 – 10.100 metros: poço de petróleo mais profundo. Esse é o Deepwater Horizon, no Golfo do México. Ele explodiu em 2010 e causou o maior derramamento de óleo no mar na história dos EUA.

13 – 30.000 metros: Mohorovicic, a fronteira entre a crosta terrestre e o manto.

14 – 150.000 metros: diamantes. Uma grande quantidade de diamantes, iguais os que usamos atualmente.

15 – 4.140.000 metros: pressão do núcleo interno, o que é o mesmo que 43.100 elefantes equilibrados em sua cabeça.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

O que existe no ‘lado escuro da Lua’?

Artigo anterior

8 criaturas pré-históricas bizarras que já andaram sobre a Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido