Séries e Sagas

5 mudanças entre o livro e o filme It: A Coisa

0

O filme It: A Coisa já está em cartaz nos cinemas, e o primeiro final de semana de lançamento foi um sucesso com um rendimento de US$ 123 milhões. Se você ainda não assistiu, corra! Caso você seja fã do Stephen King e já tenha visto o filme, deve ter percebido algumas diferenças entre o livro e o longa. A principal talvez tenha sido a diferença temporal da história, que no filme, aborda a versão adolescente dos protagonistas.

Veja a seguir, 5 mudanças entre o filme e o livro de It: A Coisa:

1 – O período de tempo

A mudança imediata que percebemos entre o livro e o filme, é o período de tempo. No livro do Stephen King, o enredo ocorre entre 1984-1985, quando os membros do Clube dos Perdedores estão adultos. No percurso do livro, há muitos flashbacks de 1957-1958, quando o irmão mais novo do Bill, Georgie, foi morto e a gangue assume Pennywise pela primeira vez. Mas o filme, talvez se baseando na onda de nostalgia dos anos 80 desencadeada por Stranger Things (que também tem o ator Finn Wolfhard no elenco), mostra os jovens do Clube dos Perdedores crescendo durante os anos de 1980. Uma vez que o filme foi, de fato o Capítulo Um da história, a sequência – que ainda não foi confirmada mais já está sendo escrita – irá abordar a reunião do Clube dos Perdedores 27 anos depois, quando eles já forem adultos. O Capítulo Dois ocorrerá no tempo presente.

2 – Os monstros

Talvez um dos aspectos mais emblemáticos do “It” seja a habilidade do Pennywise de se transformar no medo específico de cada criança. Com as crianças do livro crescendo durante o auge de alguns dos melhores filmes de terror, Pennywise assume a forma dos mais emblemáticos monstros desses filmes, incluindo A Múmia, O Lobisomem e O Monstro da Lagoa Negra. Embora tenha sido divertido ver o Pennywise assumir a forma desses monstros icônicos da década de 1980 – o filme foi lançado pela New Line Cinema e mostra A Hora do Pesadelo 5: O maior horror de Freddy, que toca no cinema da cidade. Bill, é claro, ainda é assombrado pelo Georgie, mas Mike não vê um pássaro gigante, e Stan não vê crianças afuniladas. O lobisomem do Richie se foi, e apesar de mostrar a icônica estátua do Paul Bunyan, ela não ganhou vida no filme. Ainda assim, o longa atualiza a icônica cena de dissipação sangrenta da Beverly de forma ainda mais sinistra, e, definitivamente, é uma das melhores cenas do filme.

3 – Mike Hanlon

O livro é vagamente narrada por Mike Hanlon, que atua como o bibliotecário quando envelhece e é o responsável por trazer o “Clube dos Perdedores” de volta para Derry n o confronto final. Mike passou grande parte da sua vida adulta reunindo informações sobre a história sombria da cidade, que parecem estar relacionados à aparência de um palhaço que já foi visto antes em uma grande tragédia. No filme, o papel de historiadores é transferido para o Ben, que informa o resto do Clube de Perdedores através do seu próprio álbum de recortes caseiros. E essa não é a única mudança do personagem do Mike. Enquanto ele compartilha uma conexão especial com seu pai no livro, no filme ele perdeu os pais em um incêndio.

4 – Henry Bowers

Embora o filme tenha mais de duas horas de duração, ainda não captura a ameaça constante que o Henry é para os perdedores no livro. Ele aparece de vez em quando, mas o filme definitivamente usa o tempo do personagem para estabelecer o Pennywise como uma ameaça constante – o que não é ruim. Apesar da presença reduzida, o Henry do filme ainda é bastante parecido com o do livro, e mesmo seu pai se transformando em um policial abusivo ao invés de um fazendeiro, Henry ainda se vinga com a faca embrulhada de presente do Pennywise. Uma grande exceção, que provavelmente será abordada na sequência, é que Henry parece encontrar seu fim durante o confronto final do filme com o Pennywise. Ele também não assiste o Victor ou Belch serem assassinados pelo Pennywise, e não leva a culpa pelos assassinatos das crianças.

5 – A cena da orgia

Uma das cenas mais ultrajantes no romance de King, ocorre logo após os perdedores derrotarem o Pennywise. As crianças começam a brigar e se separam depois do evento traumático. Como uma maneira de uni-los novamente, Bervely chega a conclusão de que uma orgia sexual seria a solução. Contudo, essa trama é excluída do filme.

Qual foi a maior diferença que você percebeu entre o livro e o filme de It: A Coisa? Comente e compartilhe a matéria.

7 sabores mais bizarros de Oreo que você provavelmente vai querer comer

Artigo anterior

7 transformações incríveis que você precisa ver para acreditar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido