Fatos Nerd

7 coisas que os Jedi não são autorizados a fazer

0

Goste ou não de Star Wars: O Último Jedi, o filme já está no cânone do universo criado por George Lucas. A nova trilogia começou com a busca da Resistência por Luke Skywalker. O Jedi foi dado como desaparecido por anos. Sendo a única esperança da galáxia contra a Nova Ordem, todos estão à sua procura. Quando Rey o encontra, ela devolve o sabre de luz que um pertenceu a ele e ainda pede treinamento. No entanto, Luke fica logo revoltado com a situação e, em certo momento, diz que já é hora dos Jedi chegarem ao fim.

O que seria da galáxia sem os Cavaleiros Jedi? Desde o golpe dado por Palpatine com a ajuda de Anakin Skywalker, os Jedi são uma organização escassa. Luke era a esperança por ser uma das poucas pessoas a serem sensíveis a Força. Enquanto não sabemos o futuro dos Jedi, podemos olhar para o passado da Ordem e comentar alguns, talvez, absurdos de suas proibições no universo de Star Wars.

1 – Ter relações familiares

Uma das proibições mais populares dos Jedi está relacionada à paixão. Eles são proibidos de ter relações amorosas, mas estas não são as únicas. O que poucas pessoas sabem é que eles também são impedidos de ter relações familiares. Treinar no Templo Jedi tem lá seus benefícios, mas o preço talvez seja um pouco alto. Os pais precisam entregar seu filho à Ordem Jedi e confiar que um grupo de estranhos irá cuidar muito bem dele. Os contatos são encerrados, nenhuma das partes é autorizada a se comunicar com a outra.

2 – Desobedecer o Conselho

Outra parte complicada em ser um Jedi é não poder questionar absolutamente nada do Conselho. Quando uma ordem é recebida, se espera a execução da mesma, não importa quão duvidosa possa ser. Ir em certas missões significa colocar sua própria moral em risco. Contudo, um Jedi não tem permissão para avaliar a ética e os princípios de nenhum cenário. Não cabe a ele fazer análises, apenas seguir o que lhe foi mandado.

3 – Iniciar o treinamento após a infância

Devido a exigência de não manter relações familiares, os Jedi começam a treinar ainda muito criança, com o objetivo de não desenvolver laços afetivos. Há também o fato de ser mais fácil moldar uma criança à vontade do Conselho e da Ordem, do que um adolescente ou mesmo adulto. Em A Ameaça Fantasma, Qui-Gon enfrentou problemas ao querer Anakin como padawan, justamente porque ele já estava em idade avançada para o início.

4 – Ter filhos

Se o Jedi não pode ter relações amorosas, não ter filhos chega a ser consequência da proibição. Dessa forma, a linhagem de todo Jedi é fadada à extinção. A regra é mais uma tentativa de evitar que o cavaleiro desenvolva laços afetivos. Sem ninguém com quem se importar, ele não terá distrações e poderá se dedicar com exclusividade à Ordem.

5 – Ter mais de um padawan

Padawans são os aprendizes dos mestres Jedi. Não é obrigação todo cavaleiro ter um, eventualmente, porém, todos parecem arrumar uma pessoa para treinar. No entanto, o número de padawans é limitado a apenas um por Jedi. Por enquanto, não existe uma explicação para a restrição quantitativa. Acredita-se que, mais uma vez, seja por causa dos laços afetivos. O padawan é responsabilidade do Jedi, ou seja, o mestre responde pelas ações do aprendiz. Da mesma forma que se apega a pessoa com o tempo. Algo inevitável. Os padawans são uma espécie de mal necessário.

6 – Usar certas habilidades

Cavaleiros Jedi são pacificadores, sendo assim, nada mais natural`do que não utilizar certas habilidades. Em especial, as do Lado Negro da Força. Uma das técnicas proibidas de serem usadas por eles é o famoso pendurar a pessoa no ar e tirar o ar dela. Darth Vader gosta bastante dessa. Embora seja compreensível de um lado, por outro não fica claro os critérios usados pelo Conselho para aprovar as habilidades. Por exemplo, Jedi são autorizados a manipular a mente de pessoas “fracas de espírito”. No fundo, isso não é uma atitude muito nobre de pacificadores.

7 – Explorar novas técnicas da Força

O Conselho Jedi é precavido até demais. A Ordem é uma organização bem antiga, com anos e anos de história e cultura. Inúmeros ensinamentos foram guardados nos livros e passados por gerações. Mas até certo ponto. Existem muitas técnicas ancestrais que os Jedi não têm mais acesso. Isso porque explorar as possibilidades da Força também é uma atividade proibida. Assim, não há como saber todo o potencial dessa energia, já que a limitações para estudá-la e praticá-la.

Entenda porque algumas pessoas sofrem mais com acnes do que outras

Artigo anterior

Por que o ser humano não tem predadores?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido