Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre o Vale do Silício

0

Quando estamos falando de tecnologia, não tem como fugir do maior polo de negócios no planeta Terra: o Vale do Silício (Silicon Valley, em inglês). Localizado na região da baía de São Francisco, na Califórnia, ela acumula algumas das gigantes da tecnologia. Lá estão várias empresas de alta tecnologia, como o Google, o Facebook, a Apple, a Ebay, a Tesla e a GoPro. Algumas filias de renome mundial, como Amazon, Asus, Dell, Fujitsu, Hitachi, McAfee, Microsoft, Mozilla, Sanyo, Siemens, Sony Erickson, Sun Microsystem, e muitas outras também marcam presença por lá.

O nome Vale do Silício vem da quantidade de empresas no segmento hardware localizadas na região. Importante dizer aqui que o silício, encontrado na areia, na argila e no granito, é um dos elementos mais abundantes da Terra. A área geográfica onde situa-se o Vale do Silício é de mais de três mil quilômetros quadrados, enquanto possui cerca de três milhões de habitantes. Lá estão diversos centros de pesquisa do governo estadunidense e laboratórios de pesquisas, além da gigante concentração de universidades de grande destaque. O que você não sabe sobre o Vale do Silício? A Fatos Desconhecidos te conta.

1 – Califórnia

O estado da Califórnia, que abriga o Vale do Silício, tem cerca de 10% da população que vive nos Estados Unidos. Trata-se do estado mais populoso, contendo 37 milhões de norte americanos residentes. É também na Califórnia que estão quatro das 20 maiores cidades dos Estados Unidos: Los Angeles, San Diego, São Francisco e San Jose.

2 – Sucesso

O sucesso do Vale do Silício vem do número de investimentos que o país faz no local quando o assunto é pesquisa. O grande número de centros de pesquisas do governo estadunidense e laboratórios, além da gigante concentração de instituições de ensino de peso, como a Universidade de Stanford.

3 – Google

A segunda empresa com maior valor de mercado (diga-se US$ 173 bilhões de dólares), isso em 2016, é o Google. A gigante da internet possui matriz em Mountain View, lá no Vale do Silício.

4 – Apple

A empresa mais valiosa do mundo, do ano de 2016, situada no Vale do Silício é a Apple Computer (você conhece, a da maçãzinha), com sede na cidade de Cupertino. O seu valor de mercado é de US$ 247 bilhões de dólares.

5 – Nome

O termo “Vale do Silício” foi usado pela primeira vez pelo jornalista Don Hoefler, em 1971, em uma série de artigos denominada “Silicon Valley U.S.A”, escrita para o Electronic News. Esse termo referia-se a uma certa região localizada na baía de São Francisco, que naquela época já era o lar de nomes promissores da indústria, como a AMD e a INTEL, as quais utilizam o silício como principal elemento na composição dos chips fabricados.

6 – Origem

Em sua origem, o Vale tinha tudo para ser mais uma região simples e rural dos Estados Unidos. Tantas incertezas não foram suficientes para desanimar um pequeno grupo de engenheiros, que decidiu apostar tudo no Vale. Este “apego” ao incerto, ao risco, além do desenvolvimento de uma certa resiliência que esses homens carregavam consigo refletem-se em cada negócio e em cada empreendedor que faz parte do Silicon Valley.

7 – Imigrantes

Existe uma grande curiosidade sobre o Vale do Silício: grande parte dos moradores são imigrantes do resto do mundo que vivem no local. São pessoas do México, Índia, China, Vietnã, Filipinas etc. Viver no vale é um exercício de diversidade e tolerância, com gente do mundo inteiro. Essa experiência é visível na variedade de restaurantes, arquitetura, vestuário, etc.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que tem vontade de conhecer o Vale do Silício, aquele abraço.

10 ilustrações mais fofas sobre o verdadeiro amor

Artigo anterior

Como estão 8 cantores dos anos 2000 que desapareceram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido