Curiosidades

7 hábitos que podem levar qualquer um a ser feliz de acordo com a ciência

0

Geralmente, todo mundo busca ser feliz, seja através de hábitos, atividades de lazer, ou até mesmo através do trabalho. E por mais que a compreensão de felicidade seja particular, alguns acontecimentos podem afetá-la de maneira geral, como por exemplo, a crise econômica, ou uma demissão.

Por conta dessa busca ser constante, o tema é sempre bastante pesquisado. Como esse estudo feito pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, que fez a análise dos resultados obtidos no curso “Ciência da Felicidade”, ajudando estudantes a conquistarem um senso de bem-estar. Com isso, eles concluíram que é possível alcançar a felicidade pessoal através de hábitos que tem evidências científicas os embasando.

“O conteúdo do curso envolve informações de conceitos errados sobre felicidade e compreensão de nossos preconceitos cognitivos. A intenção era que, ao final do curso, os alunos tivessem uma compreensão abrangente dos vários fatores que podem contribuir para o seu próprio bem-estar, em vez de uma lista de atividades”, disse Bruce Hood, autor do estudo.

Como dito, segundo o estudo, existem hábitos que fazem a pessoa ser feliz. Veja quais são eles.

Hábitos para ser feliz

Metrópoles

1 – Fazer atos de bondade

Um dos hábitos principais que fazem alguém ser feliz, segundo o estudo, é ter atos de bondade com o próximo. De acordo com a psicóloga Larissa Fonseca, a bondade consegue ativar áreas do cérebro que são relacionadas com a recompensa, o que cria um ciclo de positividade e bem-estar.

“A bondade libera ocitocina, hormônio do bem-estar que reduz o estresse. Praticar bondade nos torna mais felizes porque promove um senso de pertencimento, valor e um sentido de conexão. Além disso, ajudar os outros pode aumentar nossa autoestima e proporcionar um propósito maior em nossas vidas”, explicou.

2 – Aumentar conexões sociais

Ainda conforme o estudo, ter mais conexões sociais, especialmente começando conversas com desconhecidos, pode dar uma sensação de felicidade. Segundo a neuropsicóloga  Leninha Wagner, essas interações também conseguem acionar o sistema de recompensas no cérebro e hormônios como dopamina e ocitocina.

“Conexões sociais fornecem suporte emocional, o que é crucial para lidar com o estresse e as adversidades. Ter uma rede de apoio de amigos e familiares aumenta o senso de pertencimento e reduz sentimentos de solidão e isolamento, que são fatores de risco para a depressão e ansiedade”, disse.

3 – Apreciar as próprias experiências

O hábito para ser feliz é aprender a contemplar as próprias experiências. Isso faz com que a pessoa preste mais atenção tanto nas pequenas como nas grandes conquistas da vida. Esse hábito tem relação com as práticas de gratidão e positividade que transformarão a maneira como as pessoas enxergam as experiências.

4 – Prestar atenção nas coisas positivas do dia

Segundo Larissa, o fato de observar de forma positiva o que acontece na rotina ajuda a enfrentar as situações adversas de forma menos negativa. “A positividade auxilia na criação de uma mentalidade resiliente, permitindo-nos lidar melhor com os desafios e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia”, afirmou.

5 – Praticar gratidão

Outro hábito para ser feliz que é ensinado no programa “Ciência da Felicidade” é ser grato. Ter um sentimento de gratidão ajuda com que a negatividade seja afastada e promove uma satisfação maior com a vida.

“Do ponto de vista da psicologia, praticar a gratidão e manter uma atitude positiva tem efeitos profundos para a conquista da felicidade. A gratidão nos ajuda a focar no que é bom em nossas vidas, promovendo uma visão mais otimista e reduzindo a tendência a ruminar sobre problemas e negatividade”, ponutou Leninha.

6 – Ser ativo fisicamente

A sensação de bem-estar tem uma grande relação com se manter ativo fisicamente, além de ajudar a diminuir sintomas de depressão e ansiedade. De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, praticar exercícios pode ser mais eficiente do que antidepressivos.

7 – Explorar técnicas de atenção plena

O último hábito para ser feliz visto no programa da Universidade de Bristol são as técnicas de atenção plena, como meditação e mindfulness. Esses métodos ajudam a diminuir os níveis de estresse, ansiedade e ainda promovem um controle emocional maior.

“A prática regular da atenção plena pode alterar a estrutura do cérebro, aumentando a atividade em áreas associadas à regulação emocional e à empatia. Isso nos permite estar mais presentes no momento, apreciar as experiências atuais e responder de maneira mais equilibrada aos desafios da vida”, explicou Larissa.

Fonte: Minha vida

Imagens: Metrópoles

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm esses três hábitos

Artigo anterior

Aluno que chegou a ter 40% de faltas leva ouro em Olimpíada de Matemática

Próximo artigo
Exit mobile version