Curiosidades

7 países menos corruptos do mundo

0

A Transparência Internacional é uma entidade sem fins lucrativos que busca – e tem como visão – livrar as pessoas, as empresas, a sociedade civil e os governos da corrupção. Além de ações, anualmente ela atualiza a sua lista de países tanto mais corruptos, como também os menos corruptos. A última pesquisa foi revelada no início do ano de 2018, e é referente ao ano de 2017. O ranking avalia 180 países e tem como base a percepção – e porque não dizer também a opinião –  de empresários, jornalistas e organizações civis. A medição é feita de 0 – numeração primeira para país mais corrupto – até 100 – ilustrando a numeração máxima que representa o menos corrupto.

Mais de dois terços dos países tiveram nota abaixo de 50, sendo que a média mundial foi de 43. Esse número mostra o quanto grande parte do globo ainda tem a corrupção como marca. De acordo com a organização, a maioria dos países fez pouco ou nenhum progresso para acabar com o problema em 2017. O Brasil ficou na posição 96. A nota foi de 37, uma piora desde 2016, quando obteve a pontuação 40. A 10°, 9° e 8° posições de países menos corruptos foram Canadá (83), Luxemburgo (82) e Reino Unido (82) respectivamente. Após eles, nós listamos os 7 países menos corruptos do mundo.

1 – Suécia

Apesar de no passado já ter apresentado pontuação 87, hoje ela está com 84. O quadro legal e institucional na Suécia é considerado muito eficaz no combate à corrupção – não é à toa que ela é uma das menos corruptas do mundo – e as agências governamentais são caracterizadas como detentoras de um alto grau de transparência.

2 – Singapura

Singapura se manteve com a mesma pontuação do teste feito anteriormente. Ela tem 84 pontos. Situada em uma parte do mundo onde a corrupção é muitas vezes tomada como certa (localizada na Ásia), as duras medidas de Singapura a colocaram à frente de seus vizinhos quando se trata de combater a corrupção.

3 – Suíça

A Suíça já apresentou pontuação de 86 no passado, tendo diminuído apenas um ponto, estando com 85. Embora os partidos políticos sejam notados pelos cidadãos, em geral, como a entidade mais corrupta do país, quase não há impedimentos para a obtenção de serviços públicos e a maioria dos setores institucionais da nação é considerada livre de corrupção.

4 – Noruega

A Noruega já apresentou uma pontuação 86 no passado, nesse mesmo teste. Hoje em dia ela apresenta pontuação 85. Já faz alguns anos que na Noruega a corrupção administrativa e o suborno são virtualmente desconhecidos. Empresas e indivíduos podem até chegar a ser processados ​​por  qualquer crime de corrupção, cometidos até mesmo no exterior.

5 – Finlândia

A Finlândia já conseguiu homéricos 89 pontos no teste anterior, porém, hoje ela se encontra como o terceiro país menos corrupto do mundo com 85 pontos. Com um nível virtualmente inexistente de corrupção administrativa, é improvável que cidadãos e empresas enfrentem corrupção quando lidam com funcionários públicos. A Finlândia realmente parece um ótimo lugar para se viver.

6 – Dinamarca

A Dinamarca é o segundo país menos corrupto do mundo. No teste anterior, ela foi considerada o país menos corrupto do mundo, porém, hoje, ela está em segundo lugar. Antes ela ostentava 92 pontos, porém hoje, ela exibe 88 pontos. Com um impulso ativo por mais transparência na política, juntamente com o aumento da responsabilidade corporativa, a Dinamarca é mais uma vez classificada como uma das nações menos corruptas do mundo.

7 – Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país do Pacifico que está sempre em um dos dois primeiros lugares entre os países menos corruptos do mundo. Se em 2018 ela foi considerada a nação aonde menos existem (e os casos existentes se aproximam de nulos), ela já chegava perto desse lugar no teste anterior, quando estava em segundo lugar. Ela possui 89 pontos.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que torce para que o Brasil algum dia fique nos primeiros lugares entre os menos corruptos, aquele abraço.

7 cientistas loucos que mudaram o mundo

Artigo anterior

8 coisas que curiosamente só existem no espaço

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido