Curiosidades

7 povos que evitaram a civilização moderna

0

Já pensou como vivem as pessoas na Sibéria, nas montanhas do Himalaia ou no deserto da Etiópia? Esses povos estão geograficamente e culturalmente afastados da sociedade ou da cultura dominante. Dizem que existem até cem “tribos isoladas” ainda vivendo em algumas das regiões mais isoladas do mundo. Esses povos estão escondidos nas profundezas dos confins da Terra ou nas mais remotas planícies.

Ainda que se vistam com suas roupas tradicionais ou usem antigas técnicas de caça, não há dúvidas de que esses povos vivam muito mais perto de seus velhos costumes do que a grande maioria de nós. Conheça agora, 7 pequenos bolsões de povos cujos costumes, vestimentas e tradições tornaram-se anacrônicos ao nosso mundo.

1 – Surma

A tribo Surma é natural da Etiópia. A tribo evitou qualquer tipo de contato por anos, e ganhou destaque por seus protetores labiais gigantes. Os Surma viviam em grupos e, até hoje, vivem da criação de gado. As primeiras pessoas que tiveram contato com os Surma foram médicos russos. O contato ocorreu na década de 1980. Os Surma consideraram os médicos russos como espécies de mortos-vivos devido a cor branca de pele.

2 – Tribo peruana

Enquanto marchavam pelas selvas do Peru, um grupo de turistas se viu, cara a cara, com os membros dessa tribo desconhecida. O encontro foi gravado pelo grupo de turistas. A tribo tentou se comunicar, mas logo desistiram e deixaram os turistas de lado. As autoridades peruanas, quando inspecionaram as imagens, perceberam que o grupo havia encontrado uma das poucas tribos restantes e desconhecidas pelos antropólogos.

3 – O brasileiro solitário

Ele é conhecido como “o homem mais sozinho do planeta”. Em algum lugar da Amazônia, há uma tribo composta inteiramente por apenas um homem. Como o misterioso Pé Grande, o homem sempre desaparece quando pesquisadores estão prestes a encontrá-lo. Para os especialistas, ele é o único membro remanescente de sua tribo. Consequentemente, é a única pessoa no mundo que mantém os costumes e a língua de seu povo. Ou seja, o indivíduo é baú de tesouro de informações.

4 – Jackson Whites

Em 1700, os colonos europeus haviam colonizado a costa leste da América do Norte. A essa altura, todas as tribos existentes entre o Oceano Atlântico e o rio Mississippi haviam sido descobertas. Todas não, na verdade, uma. Em 1790, uma tribo de índios americanos saiu de uma floresta a apenas 56 quilômetros de Nova York. Eles, então, ficaram conhecidos como os Jackson Whites, devido a cor de pele clara.

5 – Tribo Ruc

A Guerra do Vietnã trouxe bombardeios sem precedentes para regiões até então isoladas. Após um dos bombardeios, os soldados do norte do Vietnã ficaram chocados ao ver uma tribo emergir da selva. Este foi o primeiro contato da tribo Ruc com a civilização. Devido aos danos ocasionados pelos bombardeios, os Ruc decidiram permanecer no Vietnã, em vez de voltar para a selva. Em contrapartida, os valores tribais adquiridos ao longo de centenas de anos logo entraram em conflito com o governo comunista do Vietnã, o que originou uma animosidade mútua.

6 – O último dos nativos americanos

Em 1911, o último membro da tribo Yahia saiu calmamente de uma das florestas da Califórnia. Seu nome era Ishi. De acordo com as autoridades americanas, Ishi foi o único que sobreviveu a uma invasão de colonos. O nativo, nesse ínterim, foi apresentado a pesquisadores da Universidade de Berkeley. Ali, Ishi contou à equipe acadêmica segredos de sua tribo. Além disso, o nativo também ensinou técnicas de sobrevivência que haviam sido esquecidas há muito tempo e que, até então, eram desconhecidas.

7 – As tribos brasileiras

O governo brasileiro, constantemente, tenta descobrir quantos povos vivem em regiões isoladas da Amazônia. Portanto, aeronaves voam regularmente sobre a selva, na esperança de localizá-los. Em 2007, durante uma dessas rondas, a aeronave foi atacada por flechas, que foram disparadas por uma tribo desconhecida.

7 imagens do sul da Ásia que vão te deixar de cabelo em pé

Artigo anterior

7 pessoas mais famosas de todos os tempos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido