Ciência e TecnologiaCuriosidades

Água gelada faz mal à saúde?

0

As redes sociais, hoje, são viés de propagação de todo tipo de notícia, seja de cunho verdadeiro ou não. Recentemente, por exemplo, circulou pelas redes, a informação de que beber água gelada faz mal à saúde.

Em resumo, o texto afirma que a água gelada pode provocar infarto, câncer, gordura no fígado e outros males no estômago e no intestino grosso. A informação, nesse meio tempo, recebeu a assinatura do Drauzio Varella, um dos mais renomados médicos do país.

Assim como diversas outras informações, que recebem a autoria de pessoas famosas, essa mensagem é falsa. Além disso, nenhuma das informações contidas no texto é verdadeira. Explicamos agora.

Água gelada não faz mal ao coração

De antemão, avisamos: a água gelada não faz mal ao coração. De acordo com especialistas, água gelada não provoca nenhum dano ao fluxo das artérias coronarianas. Ou seja, não é capaz de comprimir ou entupir as veias e, muito menos, de acarretar infarto.

Entretanto, o cenário é diferente para as pessoas que possuem sensibilidade à água gelada. Por quê? Basicamente, quando elas a ingerem, pode ocorrer um estímulo do nervo vago, ou pneumogástrico. Tal estímulo, nesse ínterim, provoca queda de pressão, dos batimentos cardíacos e sensação de tontura e mal-estar.

Analogamente, a água gelada nunca esteve ligada ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Os principais fatores que ocasionam tal doença são tabagismo, sedentarismo, obesidade, má alimentação, colesterol alto, hipertensão, diabetes, estresse e histórico familiar.

Em alguns casos, processos inflamatórios, como, por exemplo, gripe e enterovirose, são considerados gatilhos.

Relação entre água gelada e gordura no fígado

Além de dizer que a água gelada ocasiona o aparecimento de doenças cardiovasculares, o texto difunde também a ideia de que a água gelada “prende” gordura no fígado. Pra resumir: tudo um monte de inverdades.

Primeiro porque a água gelada, após ser ingerida, nem passa por este órgão. Em suma, seu percurso natural é atravessar o esôfago e o estômago para, em seguida, ser absorvida pelas paredes do intestino delgado. Ao ser absorvida ali, segue pela corrente sanguínea, até chegar aos rins.

Agora, em relação à gordura no fígado, temos a a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, que é resultante de outros fatores. Em suma, nenhum tem a ver com o líquido, independente da temperatura.

De acordo com especialistas, a esteatose hepática surge do consumo excessivo de álcool, obesidade, sedentarismo, aumento de triglicerídeos, má alimentação, uso incorreto ou exagero de determinados medicamentos, diabetes, colesterol alto, hipertensão e inflamação crônica do fígado.

Prejudica o estômago beber água gelada?

Segundo especialistas, não há comprovação de que a água gelada ocasione problemas crônicos ou graves. Mesmo se ingerirmos um líquido frio, ele vai sendo aquecido até chegar no estômago. Portanto, quando chega ao intestino, a bebida já estará quente.

Além disso, é sabido que o líquido, independente da temperatura, melhora o seu funcionamento. Em suma, auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando a constipação.

Ou seja, água gelada não está associada a problemas de saúdes. Ao receber mensagens com conteúdo duvidoso, procure um especialista.

Conheça o menino que está se formando em Engenharia aos 9 anos

Artigo anterior

Por que Liliana Segre, sobrevivente do Holocausto, está sendo ameaçada de morte na Itália?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido