Não é de hoje que as cirurgias plásticas fascinam as pessoas. Em uma sociedade que nutre uma fixação por um padrão de beleza inalcançável, os procedimentos estéticos parecem ser a única opção para quem desejar chegar lá. Nesse contexto, programas de televisão e reality shows exploram esse desejo e fazem muito sucesso no mundo todo. Mas o fato é que nenhum lugar no mundo faz tantas cirurgias plásticas quanto a Coreia do Sul. Lá esses procedimentos estéticos são um estilo de vida. E não é por acaso que o reality show Let Me In faz mais sucesso do que qualquer outro do tipo com transformações realmente surreais.

O programa de sucesso internacional foca na transformação de mulheres pobres e excluídas socialmente, através de procedimentos estéticos. Tudo isso, com o propósito de lhes proporcionar uma vida melhor, com mais autoestima. Mas nesse caso, não estamos falando de uma simples cirurgia no nariz, um preenchimento labial ou de uma maquiagem mais elaborada. No programa, os praticantes entram de um jeito e saem de lá, totalmente irreconhecíveis. As transformações são tão bruscas, que até a estrutura óssea dos participantes e características gerais podem ser alteradas. Como por exemplo, a forma dos olhos e da boca.

Fixação por cirurgias plásticas

Publicidade
continue a leitura

A Coreia do Sul está classificada como o país número 1, em cirurgias plásticas do mundo. Passar por algum procedimento estético, é algo tão importante para os sul-coreanos, que existe até um “Setor de Melhoria”. Lá, os cidadãos podem encontrar diversas clínicas de cirurgia plástica. Além disso, as pessoas nutrem um fixação, quase que compulsiva, por uma boa aparência, mesmo quando jovens. Cirurgias como blefaroplastia (cirurgia das pálpebras duplas) e rinoplastia (plástica no nariz) são tão comuns, quanto a graduação no ensino médio.

Então, nesse cenário, o sucesso do programa Let Me In foi garantido desde a primeira temporada. O programa começou em 2010, e logo se tornou um fenômeno na televisão, atraindo milhares de telespectadores vidrados para verem as transformações chocantes.

Embora algumas das transformações fossem realmente incríveis em um bom sentido, alguns aspectos do programa são um tanto quanto controversos. Por exemplo, os produtores do reality foram acusados de condenar a aparência de mulheres comuns. E até de fazer com que isso lhes cause falta de confiança. Isso, ao mesmo tempo, em que promovem a cirurgia plástica, como a única forma de ajudar essas mulheres a melhorarem a sua autoestima.

"Let Me In falha em divulgar os aspectos negativos da cirurgia estética e promove a fantasia de que sua vida pode ser muito melhor através da cirurgia plástica", escreveu o grupo cívico Korean Womenlink, em um comunicado. "Embora o programa se enquadre na categoria de um programa de televisão, não se pode negar o fato de que o programa está anunciando cirurgia plástica".

Publicidade
continue a leitura

As transformações

Mas apesar das críticas e de toda controvérsia, o programa manteve a sua popularidade no horário nobre da televisão sul-coreana, proporcionando aos telespectadores transformações realmente surreais. Devido a sua popularidade e sucesso na Coreia do Sul, Let Me In transcendeu fronteiras e gerou até uma versão tailandesa.

Confira a seguir, algumas das transformações mais surreais já apresentadas no reality show. Se prepare para uma grande mudança.

Publicidade
continue a leitura

E você, o que achou dessas transformações? Conta para gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Publicado em: 28/02/20 19h16