Ciência e Tecnologia

Átomos seriam do tamanho de montanhas?

0

Com certeza, você lembra de ter estudado sobre os átomos em suas aulas de ciência. Você pode não se lembrar muito de detalhes sobre eles. Basicamente, o átomo é o formador de tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço e que tem uma massa.

E se o átomo forma tudo aquilo que vemos no mundo, ele também deve ser formado por alguma coisa, não é mesmo?! Existia um tempo em que estudiosos achavam que ele era a menor parte da matéria, mas isso caiu por terra quando conseguiram abrir o átomo e ver que existiam outras coisas dentro dele. A constituição dos átomos é feita de prótons, nêutrons e elétrons, o que faz com ele não seja a menor parte da matéria.

Mas, por mais que o átomo não seja a menor parte da matéria, ele é pequeno. Então como pode ser que ele chegue a ter o tamanho de uma montanha? Bom, dentro do átomo, o nêutron é a partícula que fica no centro e junto a ele, está o próton e o elétron fica girando em torno do núcleo. E quando a gravidade aumenta, a velocidade em que o elétron gira também aumenta.

E se isso acontecer em uma escala muito grande, o elétron e o próton começam a se fundir, o que faz com que mais nêutrons nasçam e o núcleo se torne quase tão denso quanto o átomo. Se você ficou curioso para saber como tudo isso junto faz com que um átomo seja do tamanho de uma montanha, veja o vídeo abaixo e entenda como isso é possível:

Um pouco da história do maior matador de todos os tempos

Artigo anterior

7 verdades que nunca te contaram sobre os verdadeiros samurais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido