O designer japonês Yasuhiro Suziki criou um barco exatamente igual a um puxador de zíper. A criação do designer é tão fiel ao objeto que desperta nos passageiros a sensação de que o oceano está sendo aberto.

Revelado durante o evento Designart Tokyo 2020, o barco zíper, oficialmente conhecido como 'Zipper Fastener Ship', estava sendo desenvolvido desde 2004.

A inspiração para criar a peculiar embarcação surgiu quando Suzuki estava em um avião. Ao olhar pela janela, o designer percebeu como um navio, que se locomovia pelas águas da baía de Tóquio, criava a mesma ilusão que funcionamento de um zíper.

O barco zíper mede 9 metros de comprimento e é totalmente cromado. Suzuki, desde a graduação como designer da Universidade de Tóquio Zokei, já ganhou vários prêmios, incluindo o de arte interativa no Estádio Digital Awards, em 2001.

Publicidade
continue a leitura

O iate que levita

Suzuki é apenas um dos diversos designers que usam e abusam da imaginação para criar objetos inovadores. O arquiteto Jonathan Schwinge, em 2016, também chamou a atenção da mídia ao "redefinir" o conceito de iates após apresentar o irreverente "Tetrahedron Super Yacht" (Super Iate Tetraedro, em tradução livre).

Com o design semelhante ao de uma pirâmide, a embarcação, dominada por uma atmosfera futurista, foi produzida com aço inoxidável e fibra de carbono. O iate é capaz de suportar seis passageiros e quatro membros da tripulação.

A criação do arquiteto, além de possuir um espaçoso deck para banhos de sol, oferece também uma aérea de jantar ao ar livre. Para entrar na água, os passageiros contam com um conjunto de escadas retráteis, que descem facilmente até o mar.

Publicidade
continue a leitura

Outro detalhe do luxuoso iate que chama atenção é o fato de sempre parecer estar "levitando" sobre a água. A sensação é criada graças a um esteio vertical, que é conectado a uma base submersa. A base, à primeira vista, parece ser meramente decorativa, mas, na verdade, funciona como um motor e permite a embarcação chegar até 72 km/h.

"O projeto foi instigado pelo repensar da forma, da superestrutura e da propulsão do 'super iate' moderno dentro de um recinto simples e um modo mais potente de viajar sobre as águas", disse Schwinge.

O valor do projeto e o valor de mercado mercado nunca foram divulgados.

Irreverentes embarcações

Publicidade
continue a leitura

Há que têm dinheiro de sobra para investir em embarcações luxuosas. Jeff Bezos é um deles. Para quem não sabe, Bezos é o famoso CEO da Amazon. O empresário, hoje, é proprietário do lindíssimo Flying Fox, uma luxuosa embarcação com 136 metros. Bezos tem tanto dinheiro que destronou Bill Gates na lista dos homens mais ricos do mundo, segundo a Bloomberg e a Forbes.

O modelo, avaliado em mais de 200 milhões de euros, tem capacidade para hospedar 22 passageiros e oferece inúmeras mordomias. O iate, além de possuir 11 quartos de luxo, possui dois helipontos, salões para eventos e refeições e um requintado espaço de convívio junto à lareira.

Achou pouco? A embarcação conta também com sala de cinema, uma piscina de medidas avantajadas, ginásio e spa. Diz aí, se um iate desses não supre todas as suas necessidades?

Publicado em: 19/11/20 16h29