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Califórnia autoriza o uso de táxi sem motorista

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Em votação unânime realizada no dia 2 de junho, a Comissão de Serviços Públicos do Estado da Califórnia aprovou o pedido da Cruise, empresa controlada pela montadora General Motors, para iniciar a operação de um serviço de táxi sem motorista em São Francisco.

Inicialmente, o serviço de carona contará com uma frota de 30 veículos elétricos. Eles realizarão o transporte de passageiros em rotas menos congestionadas da cidade, entre as 22h e 6h.

As restrições foram definidas para diminuir os riscos de acidentes e danos à propriedade, assim como ferimentos e até mesmo óbitos.

Dessa forma, será possível para os reguladores analisar e entender o funcionamento da tecnologia, na prática, mas sem precisar permitir uma grande frota de veículos.

Antes da decisão, a Cruise e a Waymo, outra empresa pioneira de carros robóticos, já cobravam passageiros em partes de São Francisco com veículos sem motoristas. Porém, o serviço era realizado com o auxílio de um humano pronto para assumir o controle em caso de falhas.

Em uma publicação no blog da Cruise, o diretor de operações da empresa, Gil West, elogiou a decisão da Comissão de Serviços Públicos do Estado da Califórnia. West ainda afirmou ser “um salto gigante para nossa missão aqui na Cruise de salvar vidas, ajudar a salvar o planeta e economizar tempo e dinheiro das pessoas”.

Apple quer lançar carro elétrico 100% autônomo até 2025

Foto: Unsplash

No mês de maio de 2022 foi realizado outro anúncio em relação aos carros que não precisam de motorista. Dessa vez, envolvendo a empresa Apple.

Primeiramente, é preciso lembrar que os rumores de que a Apple está trabalhando em seu próprio carro autônomo surgiram há 8 anos, em 2014. Após isso, o projeto sofreu uma série de alterações. Já nos últimos anos, surgiram novas informações sobre o automóvel da empresa e sobre a proposta de fabricar um carro autônomo até 2025.

No começo de maio, a Apple registrou a patente de um veículo elétrico totalmente autônomo. No entanto, o carro possui um diferencial em relação aos modelos que já estão no mercado: o suporte para realidade virtual.

Para quem está se perguntando por que um carro precisaria de realidade virtual, a resposta é que o modelo patenteado pode não ter nenhuma janela, com o objetivo de dar ao usuário uma experiência multimídia completa a partir de um headset de realidade virtual.

Uma segunda justificativa para o uso de VR nos veículos é para diminuir os enjoos em passageiros que passam mal durante viagens. A tecnologia também possibilita a criação de um ambiente controlado para quem busca ler algum livro ou assistir vídeos, ou episódios de séries. Por meio da realidade virtual, também seria possível visualizar o lado fora do veículo graças a algumas câmeras posicionadas estrategicamente na carroceria do automóvel.

Alguns rumores também afirmam que a eletrônica do veículo deve ter chips fabricados pela própria Apple, o mesmo que a empresa vem fazendo nos Macs e iPhones. Além disso, seguindo o conceito de carro totalmente autônomo, o veículo não deve ter nenhum controle para o motorista, nem mesmo um volante.

Os carros sem motoristas

Foto: Istockphoto

Os carros autônomos não são uma novidade no mundo dos automóveis. No entanto, essa tecnologia ainda carece de lapidação. Isso porque costumam sair diversas notícias de falhas ou acidentes envolvendo essa categoria de veículo.

Como exemplo, podemos citar a tecnologia de veículos autônomos da Tesla que já está entre nós há anos, mas que ainda está na versão beta, ou seja, continua em desenvolvimento.

Para que a tecnologia de direção autônoma seja utilizada, o sistema do carro exige uma série de cuidados dos motoristas. Entre elas, está a obrigatoriedade de estar com as mãos no volante, mesmo no modo autônomo, para que o condutor consiga reagir rapidamente em caso de falha no sistema.

Fonte: Yahoo, Giz Modo

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