Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável com temperatura semelhante à da Terra

0

Astrônomos anunciaram na última quinta-feira (23) a descoberta incomum de mais um exoplaneta parecido com a Terra, a 40 anos-luz de distância e possivelmente um pouco mais quente que o nosso planeta.

Seu nome é Gliese 12b, com potencial de habitação, de acordo com o comunicado que saiu da Royal Astronomical Society. Ele orbita sua estrela hospedeira a cada 12,8 dias, tornando-o aproximadamente do mesmo tamanho que Vênus, que é menor que a Terra.

A temperatura da superfície é de cerca de 42°C, inferior à da maioria dos 5.000 exoplanetas previamente confirmados pelos astrónomos. Contudo, ainda se pensa que este exoplaneta não tem atmosfera, o que seria o próximo passo para saber se é de facto habitável.

Exoplaneta

Via Flickr

Um exoplaneta, ou planeta extrassolar, é um planeta com órbita em uma estrela que fica fora do nosso Sistema Solar. Esses planetas estão localizados em outros sistemas estelares na Via Láctea ou em outras galáxias.

A descoberta de exoplanetas é importante porque nos ajuda a entender melhor a formação e a diversidade dos sistemas planetários, além de possibilitar a busca por vida fora da Terra.

A descoberta de exoplanetas tem aumentado significativamente com o avanço da tecnologia e o lançamento de missões espaciais dedicadas, como o telescópio espacial Kepler e o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

Respostas sobre a atmosfera

Os astrônomos estão considerando diversas possibilidades: o planeta poderia ter uma atmosfera como a da Terra, ou poderia ser como Vênus (que tem um efeito estufa incontrolável, fazendo com que as temperaturas cheguem a 400°C), ou pode não haver atmosfera a 400°C.

Outra possibilidade é que na atmosfera do exoplaneta parecido com a Terra seja diferente de tudo o que foi encontrado até agora no nosso sistema solar.

Gliese 12b não é o primeiro exoplaneta semelhante à Terra descoberto, mas segundo a NASA, existem vários mundos semelhantes que merecem uma análise mais aprofundada.

Obter um feedback sobre a atmosfera é importante porque revelará se o Gliese 12b consegue manter a temperatura certa para a existência de água líquida na sua superfície. Além disso, seria possível esclarecer os motivos da Terra e Vênus terem evoluído de maneiras tão diferentes.

Atualmente, ele é descrito como “o objeto de movimento médio do tamanho da Terra mais próximo conhecido até o momento” e é um alvo potencial para investigação adicional pelo valioso Telescópio Espacial James Webb, de 7,5 bilhões da agência espacial dos EUA.

Órbita do exoplaneta parecido com a Terra

Via PICRYL

O Gliese 12b orbita uma pequena estrela vermelha e fria chamada Gliese 12. Ela fica a 40 anos-luz da Terra, na constelação de Peixes.

Segundo especialistas, o Gliese 12b representa uma das melhores maneiras de estudar se planetas do tamanho da Terra orbitando estrelas frias podem manter suas atmosferas.

Por isso, esse é um passo importante para melhorar nossa compreensão da habitabilidade de planetas em toda a nossa galáxia.

Os cientistas se reuniram em uma equipe de pesquisa em colaboração com Larissa Palethorpe, estudante de doutorado na Universidade de Edimburgo e na University College London.

Método de trânsito

A maioria dos exoplanetas são descobertos usando o método de trânsito, no qual um planeta passa na frente de sua estrela hospedeira visto da perspectiva da Terra, fazendo com que o brilho da estrela hospedeira diminua.

Durante a viagem, a luz da estrela também passa pela atmosfera do exoplaneta e alguns comprimentos de onda são absorvidos.

Assim, com diferentes moléculas de gás absorvendo cores diferentes, o processo de transporte também carrega um conjunto de vestígios químicos que telescópios como o Webb podem capturar.

Dessa forma, com mais tecnologia semelhante a essa, teremos mais objetos de avaliação, como outro exoplaneta parecido com a Terra.

 

Fonte: Terra

Imagens: PICRYL, Flickr

Para qual lado a Terra gira? Entenda a rotação dos planetas

Artigo anterior

Moeda conhecida como “Cruz de Cristo” pode valer até R$ 40 mil

Próximo artigo
Exit mobile version