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Cliente se arrepende após compra de Tesla Cybertruck e enfrenta problemas com devolução

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Com o passar do tempo, os carros foram ficando cada vez mais modernos e se adaptando às novas necessidades. E existem empresas que são conhecidas pelo seu design e pensamento futurístico, como é o caso da Tesla. Recentemente, a empresa impressionou a todos quando revelou o visual nada convencional do Tesla Cybertruck, a picape elétrica projetada por Elon Musk.

Seja por conta do seu design fora do comum, ou pela maneira que ela foi apresentada ainda em 2019, a picape chamou atenção de todos e foi bastante elogiada na imprensa norte-americana quando ela chegou às lojas. E não demorou para que ela se tornasse um objeto de desejo de várias pessoas.

Contudo, um cliente comprou uma Cybertruck, mas depois viu que o carro era grande demais para a vaga de estacionamento que ele tinha. Por conta disso, Raddon, o dono da picape, tentou devolver o veículo para a concessionária onde tinha feito a compra e esperando receber seu dinheiro de volta. Entretanto, a realidade não foi essa por conta de algo inesperado nos termos do contrato que ele assinou.

Quando Raddon foi ver quais eram as políticas de devolução da Tesla, ele descobriu que o que ele estava passando não era um dos requisitos que garantiam um reembolso de forma fácil. De acordo com o contrato, a devolução da Cybertruck iria ser tratada como uma venda. Por conta disso, poderiam acontecer multas pesadas e até mesmo futuras restrições na compra de modelos da empresa.

Devolução da Cybertruck

iStock

No caso de devolução, o contrato da Tesla é bem específico a respeito das condições para isso acontecer. De acordo com o documento, se o dono decidir vender a Cybertruck no primeiro ano depois que ele comprou, ele pode ter uma multa de até 50 mil dólares. Outro ponto é que existe um cláusula proibindo o comprador de comprar novos carros da marca se esse período inicial do acordo for quebrado.

Por conta dessa cláusula que restringe a compra, Raddon se viu em um impasse. Conforme ele explicou para a revista Business Insider, ele se sentiu injustiçado por ter que continuar com o carro que era fora do que ele precisava e não se adequada à sua vida.

Com isso, Raddon está considerando suas opções e está mais inclinado a continuar com a Cybertruck mesmo com os inconvenientes. Ainda de acordo com ele, essa flexibilidade nos termos de venda da Tesla foi bastante frustrante e não é um reflexo do espírito de serviço ao cliente.

Essa situação de Raddon trouxe à tona um ponto extremamente importante: a revisão meticulosa do contrato e das políticas de devolução antes de finalizar uma compra de algum carro high-tech.

Compra

Mercado e consumo

No caso de Raddon, ele chegou a comprar o veículo, mas queria devolver. No entanto, alguns outros compradores acabaram desistindo antes mesmo de terem o carro em mãos. De acordo com uma pesquisa feita pela agência Canaccord Genuity, 67% dos clientes que pré-reservaram a Cybertruck estão pensando em desistir de sua compra. Dentre os principais motivos está o preço bem mais alto em comparação com as expectativas iniciais e prazo de entrega aumentado.

Essa pesquisa foi feita com os clientes que já tinham pagado 250 dólares para garantir o seu lugar na fila da compra do carro. Desses, somente 33% disseram que tem planos de manter o seu pedido de compra. Já os outros dois terços estão considerando desistir da picape.

Mesmo que não se tenha o número total de pessoas que participaram dessa pesquisa, vale ressaltar que a agência não teve contato com todos os dois milhões de clientes que fizeram a reserva para ter um lugar na fila de compra do carro. Até porque, a maior parte das pesquisas é feita por amostragem.

Um grande descontentamento dos consumidores foram os preços altos anunciados pela Tesla. Isso porque, em 2019, quando a primeira versão do carro foi revelada, seu preço inicial para a versão de entrada estava previsto para ser de US$ 39.990. Contudo, agora esse valor aumentou para US$ 49.990 com as entregas previstas para começarem em 2025.

E se a versão de entrada teve seu preço elevado, é claro que a versão com dois motores e tração integral também aumentou. O valor inicial era de 60 mil dólares, mas ele passou para US$ 79.990. Enquanto isso, o modelo topo de linha está sendo vendido por US$ 99.990.

Mesmo com os resultados da pesquisa, a Tesla ainda está confiante no seu produto e que ele terá um bom destaque no mercado de picapes elétricas. O que nos resta é esperar para ver como serão resolvidas as questões do preço e do prazo de entrega, e se elas realmente serão mudadas.

Fonte: Perfil,  Auto mais

Imagens: iStock, Mercado e consumo

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