Curiosidades

Como seria a Terra se girasse ao contrário?

0

Todos nós aprendemos desde cedo na escola que a Terra gira. Basicamente, nosso planeta realiza dois movimentos. Em volta de si mesmo e ao redor do sol, também conhecidos como rotação e translação. A duração desses movimentos influencia diretamente em nossas vidas. Isso porque esses movimentos estão ligados diretamente à duração dos nossos dias e anos. Mas e se a Terra girasse ao contrário?

Por mais que isso seja uma coisa bastante improvável, a possibilidade foi estudada por pesquisadores da Universidade de Reading e do Instituto Max Planck de Meteorologia. Para isso, eles fizeram uma simulação  e mostraram suas conclusões na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências 2024 (EGU), que aconteceu na Áustria em abril.

Nessa assembleia, os pesquisadores explicaram como iria ser a geografia e o clima se a Terra girasse ao contrário. “Nosso estudo aborda as mudanças resultantes de uma inversão de direção em todos os componentes do sistema terrestre”, disseram eles.

Muitas pessoas podem pensar que se a Terra girasse ao contrário o resultado seria uma imagem espelhada dos continentes. Contudo, de acordo com os pesquisadores, o mapa iria ser bem diferente e melhor.

Se a Terra girasse ao contrário

Pplware

Conforme a simulação feita, por conta do feedback entre os processos climáticos diferentes, o cinturão desértico que predomina na área central da África Ocidental até o Oriente Médio iria desaparecer. No lugar dele seriam vistas áreas verdes e com um clima úmido e temperado.

Além disso, as zonas desérticas da Terra também iriam diminuir em mais de 30%. Colocando em números, elas iriam de 42 milhões de km² para 31 milhões de km². E elas também estariam em lugares totalmente diferentes. E a América do Norte e a América do Sul iriam se tornar  paisagens de dunas.

No caso do sul dos EUA, ele iria ser um local extremamente árido e a Argentina o Chile iriam se tornar desertos. Já a Europa Ocidental iria ser bem mais fria e seriam vistas mais pastagens em mais da metade das áreas desérticas. E por conta desse aumento da vegetação, existiria um armazenamento de carbono maior.

“A consequência esperada da reversão da direção de rotação é uma reversão dos padrões zonais de vento, resultando em ventos alísios e jatos de leste. Devido a esta inversão dos ventos, os continentes nas latitudes subtropicais e médias tornam-se mais frios nas margens ocidentais e mais quentes nas margens orientais”, disse o estudo.

Claro que mesmo se a Terra girasse no sentido contrário, essas mudanças iriam levar milhões de anos. No entanto, conforme apontaram os pesquisadores, elas não seriam tão ruins assim. No geral, a Terra iria ser um local mais verde.

E a Terra realmente pode em algum momento girar ao contrário? A resposta é que sim, mas somente se acontecer uma catástrofe muito grande, como por exemplo, uma colisão com um asteroide gigante.

Gira em qual sentido?

Estudo kids

Sabendo o que aconteceria se a Terra girasse ao contrário, muitas pessoas podem se perguntar em qual sentido ela gira atualmente. Será que é na mesma direção do sol e dos outros planetas? Mesmo que nós não podemos sentir o planeta girar, o nascer e pôr do sol são lembretes de que esse movimento está acontecendo todos os dias.

A resposta para essa pergunta tem relação com a formação do sistema solar, aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás. De acordo com Joshua Pepper, cientista na divisão de Astrofísica da NASA, o começo de tudo aconteceu com uma nuvem de gás e poeira enorme e bem densa.

O centro dessa nuvem, que era mais denso, acabou se tornando o sol. E os planetas se formaram no redemoinho de gás que estava ao redor. E o giro inicial da “nuvem rodopiante” ainda é preservado até os tempos atuais. Ele é chamado de momento angular, e é por conta dele que os planetas e o sol ainda giram.

“É como quando um patinador artístico puxa seus braços enquanto gira e eles giram cada vez mais rápido. O sol é como o centro de gravidade do patinador artístico, e os planetas são como os braços e as pernas do patinador”, disse Pepper.

O sol gira no sentido anti-horário. E no caso da Terra, e da maior parte dos outros planetas, como Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e Netuno, também gira no mesmo sentido. Contudo, existem as exceções.

Uma delas é Vênus, que gira no sentido horário. Isso quer dizer que nesse planeta, o sol nasce do oeste ao invés do leste. Segundo Gongjie Li, professor da Escola de Física da Georgia Tech, a causa disso provavelmente é a atmosfera espessa do planeta. Para se ter uma ideia, a atmosfera de Vênus é de dióxido de carbono e 90 vezes mais “grossa”que a da Terra.

Além disso, no sistema solar tem outro planeta que gira diferente. No caso, é Urano, que gira de lado. De acordo com o que os astrônomos acreditam, no começo da história do planeta ele foi atingido por um objeto enorme. “O início do sistema solar estava repleto de coisas colidindo umas com as outras”, disse Pepper.

Para se entender, Urano tem um inclinação maior que 90 graus. Isso faz com que aconteçam mudanças dramáticas, como invernos que duram 21 anos, conforme pontuou a NASA.

Fonte: Meteored, Olhar digital

Imagens: Pplware, Estudo kids

Quais são os planetas mais frios do Sistema Solar?

Artigo anterior

Antigo DNA de neandertais pode ter relação com o autismo

Próximo artigo