Entretenimento

Concurso do beijo mais longo durou 62 dias, em São Paulo

0

Pode parecer estranho mas, em 1993, aconteceu no Brasil o concurso que iria eleger o beijo mais longo do país. O concurso foi realizado pelo Shopping Miramar, em Santos (São Paulo). Na ocasião, foi anunciado que aqueles que passassem mais tempo beijando ganhariam um carro 0 km. Os competidores levaram a ideia a sério e ficaram se beijando por 62 dias.

Ao todo, 51 casais se inscreveram para participar da “Maratona de Beijo”. As regras determinavam que os envolvidos beijassem seus respectivos pares das 10 às 22 horas, com direito a um intervalo de uma hora para o almoço e duas pausas de cinco minutos para idas ao banheiro, devendo ser utilizadas com estratégia pelos candidatos. 

Twitter

A proposta afirmava que essa ação deveria durar um período de dois meses, premiando com um Gol 1000 o casal que chegasse até o fim da maratona. Mas, havia regras para os beijos? A resposta é um tanto quanto confusa. 

Regras dos beijos

Na competição, era aceito que as pessoas conversassem pelo canto da boca sem desgrudar os lábios. Elas também podiam dormir, desde que os lábios continuassem grudados, ou ler, jogar videogame, sonhar com o prêmio… Enfim, não havia de fato a necessidade de que as pessoas ficassem se beijando, mas os lábios jamais poderiam desgrudar uns dos outros. Caso isso acontecesse, a dupla estaria eliminada.

Como o concurso durou muito tempo, a equipe responsável pelo concurso também colocou à disposição um time de paramédicos e fisioterapeutas para ajudar no alívio de dores e medir regularmente a pressão arterial dos envolvidos. Vale destacar que todo o concurso ocorreu com os visitantes do shopping assistindo.

beijo

Twitter

Os vencedores

Após a implementação de novas regras que reduziam os intervalos de descanso e que obrigavam a beijos de 24 horas na reta final, a maratona durou mais do que o esperado, encerrando em 62 dias, 8 horas e 15 minutos. Mas, antes disso, as novas regras culminaram em ameaças de greve pelos participantes e em conflitos com os organizadores.

Isso se deu porque o concurso estava sendo encarado como um tipo de exploração. Com a desistência de Sandro Gemelgo e Neusa Ribeiro, Márcio José e Ivy Simões de Lima foram nomeados vitoriosos e cada um levou um carro para casa. 

A ação de marketing também tinha o objetivo de entrar para o “Guinness Book of Records” e quebrar o recorde da época, que pertencia a um casal americano. Para ganhar o título de “beijo mais longo do mundo”, o casal se beijou por 17 dias. No entanto, não houve fiscais do Guinness Book para acompanhar a competição no Shopping Miramar e, por isso, o recorde não foi quebrado.

Twitter

Polêmica envolvendo os beijos

A atração revoltou diversos setores sociais e foi acusada de “exploração da miséria humana”, tornando-se pauta de discussão na Câmara Municipal de Santos. Mesmo assim, a competição alavancou os resultados financeiros do shopping, registrando um faturamento de US$ 900 mil a mais do que no período anterior à Maratona do Beijo.

O blog “Memória Santista” escreveu que a segunda colocada, Neusa, afirmou que ficou com fobia de beijo: “Quando subia a escada rolante para chegar ao beijódromo, a garganta secava e eu começava a tremer”. Por esse motivo, o concurso não foi repetido em nenhum outro ano.

Fosse Dionne: o poço sem fundo

Artigo anterior

O caso da jovem que ficou paraplégica por conta de um piercing

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido