Curiosidades

Confira 13 ilusões de ótica geradas pela própria natureza

0

Quase todos nós já nos pegamos tentando interpretar uma ilusão de ótica. Ela pode ser definida como uma técnica utilizada para “enganar” o sistema visual humano, fazendo com que vejamos algo que não existe, ou então que está presente mas de um modo completamente diferente daquilo que enxergamos.

Alguns exemplos são círculos impressos que parecem estar se mexendo e cores que parecem diferentes mesmo sendo iguais. A verdade é que a maior parte das pessoas adora um boa ilusão de ótica mesmo não sabendo exatamente onde sua mágica acontece.

E o que muitas pessoas podem não saber é que na natureza existem formações que podem dar esse efeito na mente humana. Algumas delas são criadas por várias coincidências da natureza, como luz, temperatura e sombra. Veja algumas delas.

Ilusões de ótica da natureza

1 – Ilhas Maurício

Época negócios

A costa dessas ilhas no oceano índico é conhecia por conta de suas belezas naturais. E uma delas é a faixa de água mais clara, que parece ter uma cachoeira submersa. No entanto é claro que isso não passa de uma ilusão de ótica. Na realidade, isso ela acontece por conta da movimentação da areia marinha na região.

2 – O poço de Jacob

Época negócios

Esse poço fica em Austin, no Texas e parece ser um lago com vários metros de profundidade. Contudo, na realidade, isso é uma ilusão causada pela luz na água cristalina desse poço.

3 – Sombras gigantes na neblina

Época negócios

O fenômeno chamado Brocken Spectre faz com que pareça que existam seres gigantes com um arco-íris em volta projetados nas nuvens ou neblina. O fenômeno acontece quando a luz do sol atinge as gotas de água presentes nas nuvens ou neblina  suspensas na atmosfera e as reflete de volta no ambiente.

4 – Salar de Uyuni

Época negócios

Na Bolívia está essa que é a maior planície de sal do mundo. A ilusão de ótica dela é que ela parece ser infinita. Isso acontece porque a luz que reflete na água existente sobre o sal cria uma linha do horizonte infinita.

5 – Mar de nuvens

Época negócios

As nuvens do tipo Undulatus asperatus são um fenômeno recente no mundo da meteorologia. Por conta das ondas de vento junto com a formação do ar se cria uma paisagem que se parece com um mar revolto no céu.

6 – Nuvens no formato de OVNIs

Época negócios

No caso das nuvens lenticulares elas se parecem com OVNIs por conta do seu formato. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, elas se formam perto das montanhas e em temperaturas baixas. O que faz com que elas se condensem no formato oval é a umidade do ar.

7 – Orquídea cara de macaco

Época negócios

A orquídea Drácula lotax é conhecida popularmente pelo nome de cara de macaco. O nome vem por conta de uma ilusão de ótica que nos faz ver o rosto de um primata com olhos. Mas na realidade, o que faz com que isso seja visto são as pequenas pétulas extras na flor.

8 – Mariposas com cabeça de cobra

Época negócios

A ilusão de ótica vista nas asas dessa mariposa é bem interessante. Na ponta delas, o padrão faz parecer com cabeças de cobra e isso é usado pelo inseto para se defender dos predadores.

9 – Reflexo natural

Época negócios

O fenômeno conhecido como “parhelia” acontece de forma natural quando a luz do sol é refratada pelos cristais de gelo no ar. O resultado disso é parecido com o lens flare usado pelos fotógrafos.

10 – Objetos voadores no horizonte

Época negócios

Às vezes pode ser criada a ilusão de que existem objetos flutuando acima da linha do horizonte quando a luz refletida no mar que atravessa uma cortina de vento mais quente. Esse fenômeno é conhecido como Fata Morgana.

11 – Miragens no deserto

Época negócios

Uma ilusão de ótica bem conhecida são as miragens no deserto. Ela acontece de forma parecida com a vista no mar, mas ao invés de a imagem estar flutuando em cima da linha do horizonte ela fica abaixo. Isso acontece quando a superfície é muito mais quente que o ar da atmosfera.

12 – Ponte do diabo

Época negócios

A chamada ponte Razotzbrücke, em Kromlau, na Alemanha, foi construída em 1860. Ela tem o formato de um meio círculo e, quando está refletida na água, forma um círculo inteiro. E seu apelido vem por causa da complexidade do lugar.

13 – Ondas de pedra

Época negócios

A última ilusão de ótica criada pela natureza fica no parque Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, no Arizona. Essa formação rochosa brinca com a percepção de profundidade e distância na linha no horizonte e com quem está andando nela.

Fonte: Época negócios

Imagens: Época negócios

Chernobyl | Ciência descobre por que javalis continuam radioativos

Artigo anterior

Homem recupera carteira perdida (intacta) depois de 33 anos

Próximo artigo