Ciência e TecnologiaNatureza

Confira 7 novas espécies descobertas pela ciência em 2019

0

No ano de 2019, diversas descobertas de novas espécies ocorreram, ao redor de todo mundo. Contudo, por mais que estejamos avançando no que sabemos das espécies, estima-se que mais de 90% das espécies da natureza continuam desconhecidas. Por isso, toda conquista que temos a cada ano é de extrema importância. Dessa forma, resolvemos listar 7 novas espécies descobertas pela ciência, em 2019.

É válido lembrar que, cada espécie recém-descoberta, funciona como um lembrete do papel que precisamos desempenhar. E claro, que para melhorar a preservação dos preciosos ecossistemas que possuímos. Ao todo, estima-se que, somente esse ano, foram adicionadas 71 novas espécies de plantas e animais na nossa lista de fauna e flora ambiental. E somente nessa década, foram 1.375 novas espécies.

1 – Siphamia Arnazae

O peixe de Papua Nova-Guiné foi encontrado em encostas abrigadas de recifes. Seu habitat consiste predominantemente em colônias e pequenas cabeças de coral. Além disso, o nome Arnazae veio como uma homenagem à esposa do autor, Arnaz Mehta, que descobriu o peixe.

2 – Cirrhilabrus Wakanda

Esse peixe foi nomeado em homenagem à cidade de Wakanda, do filme e quadrinhos do Pantera Negra. Basicamente, como um verdadeiro fã do universo da Marvel que acabara de descobrir um peixe roxo e brilhante na África, o pesquisador, que o descobriu, sabia que havia um nome possível. Assim, o peixe se junta a uma lista crescente de animais, batizados em homenagem à figuras da cultura pop. No entanto, muitos veem essas atitudes com um certo ceticismo.

3 – Cordylus Phonolithos

Essa nova espécie de lagarto foi encontrado na Serra da Neve Inselberg, província do Namibe, sudoeste da Angola. Algo que fez com o que a região seja o segundo pico mais alto da Angola, e uma das regiões menos estudadas do país. Contudo, a descoberta desta nova espécie destaca a importância e enfatiza, ainda mais, a importância de conservação da área.

4 – Tomiyamichthys Emilyae

Tomiyamichthys Emilyae é o novo nome, para um velho amigo que já conhecemos de aquários. No entanto, se acreditava que a espécie se tratava de um Flabelligobius. Contudo, apesar de ser bem conhecido e fotografado por quase 20 anos, é no mínimo curioso que só agora tenhamos ‘descoberto’ essa nova espécie. Fazendo com que esse se tornasse apenas um ‘primo’ do camarão da Indonésia.

5 – Chromoplexaura Cordellbankensis

Esse coral foi descoberto no mar profundo de São Francisco, nos Estados Unidos. E representa uma nova espécie de octocoral gorgoniano, um achado da zona mesofótica, localizado na costa central da Califórnia, no Pacífico Oriental.

6 – Janolus Tricellarioides

Essa espécie possui um significado especial para o Dr. Gosliner. Isso porque essa foi a primeira espécie, que ele coletou das Filipinas, ainda no ano de 1992. Agora, depois de 27 anos, a espécie finalmente recebeu seu nome oficial, ao cuidado do Dr. Gosliner e da Dra. Marta Pola, ambos estudiosos da Universidade Autônoma de Madri. O fato fez com que essa também ficasse conhecida como uma lesma-marítima das Filipinas.

7 – Nucras Aurantiaca

Esse ‘lagarto de areia’ é um lagarto de parede da família dos lagartos verdadeiros (Lacertidae). E pode ser encontrado na região da África do Sul. Além disso, essa espécie é frequentemente confundida com a tessellata. Mas se difere por conta de seu corpo mais alongado e por ter um número maior de vértebras.

Essa síndrome ataca os brasileiros no mês de dezembro

Artigo anterior

Conheça a história do maior assassino dos Estados Unidos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido