Se você não conhece o Eurotúnel , saiba que ele é uma das sete maravilhas do mundo moderno em termos de transporte. Afinal, tem mais de 50 km de extensão e todas as ligações levaram cerca de 120 bilhões de reais para serem construídos.
Quem definiu essa posição para a construção foi a American Engineering Society. Com uma extensão de mais de 50 quilômetros , além do alto orçamento, esta obra é um dos projetos mais importantes e úteis no campo recente da engenharia humana.
Sua criação foi, principalmente, para facilitar o transporte e beneficiar as economias das duas principais economias do mundo, o Reino Unido e a França. Agora, o Eurotúnel comemora 30 anos em 2024.
A ideia de construir uma ligação permanente entre a Grã-Bretanha e a França remonta ao início do século XIX, mas foi apenas em 1986 que o projecto recebeu um impulso significativo, com a assinatura do Acordo Anglo-Francês do Túnel do Canal da Mancha.
Este acordo estabeleceu a base para a construção e operação do Eurotúnel por empresas privadas, levando ao estabelecimento da joint venture TransManche Link por empresas de construção britânicas e francesas.
A construção do Eurotúnel
Inaugurado em 1994, o Eurotunel liga a cidade de Folkestone, no condado de Kent, na Inglaterra, com a cidade de Coquelles, na província de Pas-de-Calais, na França.
Este túnel subaquático passa pelo fundo do Canal da Mancha, a parte do Oceano Atlântico que separa o sul da Inglaterra do norte da França, a única ligação permanente entre as Ilhas Britânicas e a Europa continental.
Com 50,45 km de extensão, o Eurotunnel é o terceiro túnel ferroviário mais longo do mundo. A seção subaquática do túnel tem 37,9 km de extensão, a maior do mundo nesse aspecto.
O projeto anglo-francês consiste em dois túneis ferroviários principais de 7,6 m de diâmetro, separados por um túnel de serviço, todos conectados por uma passarela nivelada e exaustão de pistão.
Benefícios e serviços
A Eurotúnel oferece uma variedade de serviços, incluindo o Eurostar, um trem de alta velocidade que liga Londres a Paris e Bruxelas. Para funcionar, um ônibus transporta carros no túnel, além de ter transporte rodoviário ferroviário, permitindo que os motoristas viajem separadamente.
Ainda, existe o Europorte, um serviço regular de agenciamento de carga. Esses trabalhos contribuem significativamente para a integração econômica e o desenvolvimento das regiões servidas pelo Eurotúnel.
Desafios
Por outro lado, durante a construção, o Eurotúnel enfrentou uma série de desafios técnicos, incluindo a diversidade do terreno da área e a necessidade de escavar em diferentes condições de terreno.
Manutenções e reparos são consideravelmente mais difíceis do que outros tipos de transportes e vias.
Além disso, o corredor também enfrenta desafios relacionados com a imigração ilegal, sendo visto como uma rota atrativa para aqueles que desejam entrar ilegalmente no Reino Unido.
Via Wikimedia
Até o momento, os países não conseguiram definir um plano de contenção que ajude nessa situação da imigração. No entanto, seria necessário ficar atento para não comprometer a eficiência do serviço internamente.
Afinal, o Eurotúnel é um projeto de engenharia verdadeiramente global, que representa uma aliança de sucesso entre o Reino Unido e a França para o bem comum.
Ao longo dos anos, proporcionou ligações eficazes entre o Reino Unido e a Europa continental, criando um melhor acesso e fortalecendo as economias locais.
Dessa forma, sendo uma das maiores conquistas da engenharia moderna, ele continuará a ser uma parte importante da história e das infraestruturas europeias. Seu funcionamento será uma inspiração para o resto do mundo, mostrando como as inovações ferroviárias podem ser soluções atrativas para a economia.
Fonte: Click Petróleo e Gás