Mundo Animal

Conheça os cães que assustam ursos para o bem dos animais

0

Nós sabemos que o aquecimento global tem afetado todo o mundo e causado prejuízos para todos. Até mesmo para os ursos. Você, provavelmente, não está entendendo bem, mas acontece que os ursos polares estão perdendo seu espaço. O derretimento das calotas polares influencia diretamente na vida dos animais e na oferta de alimentos.

O que tem ocorrido é que sem comida e com seu habitat se desmanchando, literalmente, o ursos acabam fugindo para outros lugares. Afinal, eles precisam se alimentar para sobreviver. E o que tem ocorrido é que os animais têm saído de seu habitat e estão invadindo cidades em busca de comida.

Ursos na cidade

Aconteceu que os ursos começaram a invadir casas e prédios públicos da cidade. Como são uma espécie em extinção, o governo federal não deu aval para que fossem sacrificados. Antigamente, caso isso ocorresse, o natural seria que os animais fossem sacrificados. Ou colocados em uma jaula e levados para longe, no entanto, nada disso resolveria os problemas atuais.

O número de ursos invadindo a cidade era muito maior. Matá-los poderia apenas piorar os níveis de extinção dos animais. Os protetores dos animais então assumiram uma nova missão, a de salvar a vida dos ursos. Mas como fariam isso?

Foi então que a bióloga Carrie Hunt percebeu que os ursos tinham medo dos cães. Isso porque os coiotes roubam os filhotes de urso e eles associam cães aos coiotes. Foi então que decidiram utilizar os animais para manter os ursos longe. Os cães se tornaram “pastores de urso” e assustam os ursos para que eles se mantenham longe das zonas urbanas e não corram o risco de serem sacrificados.

Assustando os ursos

Os cães utilizados para o trabalho são da raça ursos da carélia. O animal de pelagem branca e preta foi criado para trabalhar como cão de raça, mas quando perceberam que poderiam ajudar com os cães, eles assumiram essa tarefa.

Os cães então começaram a ser treinados e enviados para vários locais que estavam sofrendo com a invasão dos animais. Os serviços são úteis principalmente nas cidades próximas das regiões em que os animais habitam. O trabalho dos cães tem poupado a vida de vários ursos.

Quando ocorre de um urso entrar em uma zona urbana, eles são presos no local e então os cães entram em cena. Eles latem e realmente assustam os ursos. Parece cruel, mas é a única forma não letal e efetiva que encontraram de fazer isso. Os cães não mordem e nem machucam os animais, apenas os assustam. E então os cachorros são presos e o urso é liberado. De acordo com o coordenador do Instituto Wind River Bear, que cuida dos cães, os ursos são espertos e compreendem que não devem retornar.

É triste saber que tudo isso acontece. Afinal, se o aquecimento global não estivesse destruindo o habitat desses animais, eles não estariam invadindo a cidade. Afinal, eles estão indo em busca de alimento e de sobreviver a situação em que estão. Apesar disso, estar na cidade é algo que colocaria a vida em um risco ainda maior, então que bom que encontraram um forma não nociva de manter os ursos longe.

Poucos conhecem James Watt mas sem ele, o mundo de hoje seria quase impossível

Artigo anterior

9 séries e filmes da Marvel confirmados para estrear depois de Vingadores: Ultimato

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido