Curiosidades

Consciente ou cético? Estudo traça perfis sobre a sensação de fim do mundo

0

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano é fascinado pelo seu próprio fim. Não é à toa que histórias que exploram o fim do mundo fazem tanto sucesso na ficção. São vários os livros que debatem a destruição do mundo. Todos se lembram de “O Dia Depois de Amanhã” ou “2012”. Ou seja, a cultura pop está sempre retratando o tema.

Todos nós sabemos que, em algum momento, o mundo em que vivemos vai acabar. Tanto que, o que não faltam são previsões para isso. Até agora, nenhuma delas estava correta. Contudo, não é difícil perceber que realmente a humanidade está caminhando para o seu fim.

Um novo estudo feito pela Questtonó, consultoria de inovação e design, traçou nove perfis comportamentais dos dias de hoje com relação à perspectivas diferentes que os jovens têm a respeito da sensação do fim do mundo.

Perspectiva dos jovens brasileiros

O dia

O estudo chamado “Quem É Você na Fila do Fim do Mundo?” ouviu mais de quatro mil jovens do Brasil entre 18 e 34 anos. Como resultado, o estudo viu que existem cinco tensões com relação ao futuro da Terra. Foram elas:

1 – Mesmo que pessimista, o jovem não para de fazer sua parte porque entende que suas ações individuais contribuem de forma positiva para enfrentar os desafios, por mais que o panorama geral seja desanimador.

2 – A ação é individual, mas a preocupação tem que ser coletiva. O jovem brasileiro tem suas ações mais voltadas para a  esfera individual, mesmo reconhecendo a força coletiva como um agente transformador positivo.

3 – Mesmo enxergando fatores diferentes que impactarão o futuro, o mais preocupante é o aquecimento global. Isso mostra a urgência de fazer o aquecimento global ser prioridade, mas sem deixar de prestar atenção nos outros eventos importantes para o futuro da Terra.

4 – Muitos são descrentes com o futuro, mas tem fé na ciência e na inteligência artificial. Sendo que 50,6% dos jovens acham a IA algo positivo.

5 – Por mais que as empresas não seja consideradas os únicos e principais agentes de mudança, o papel delas na construção de um futuro sustentável é essencial na opinião dos jovens brasileiros. Ou seja, os jovens do nosso país esperam ações sustentáveis das empresas, mesmo elas não sendo as únicas responsáveis.

Tendo esses resultados, o estudo questionou qual é o lugar do jovem na “fila do futuro do planeta”. Como resultado, foi visto que existem nove perfis comportamentais que, mesmo que tenham semelhanças, também mostram diferenças individuais. Os perfis são: consciente, religioso, adaptativo, alienado consciente, hedonista, pragmático, investidor individualista, engajado e cético.

Fim do mundo

Assuntos criativos

Como dito, o fim do mundo é um assunto que interessa praticamente a todos, por isso que vários estudos são feitos a respeito. Como no caso dos pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, usaram supercomputadores para determinar, com precisão, como e quando o fim do mundo irá acontecer. Segundo os dados obtidos, o aquecimento global irá dizimar a humanidade daqui 250 trilhões de anos.

De acordo com o Daily Star, Alexander Farnsworth, líder do estudo, disse que o calor intenso irá queimar tudo até a extinção. Além disso, um super continente irá se formar sendo composto de todos os existentes, e ele terá explosões vulcânicas colossais.

Ainda segundo ele, os níveis de CO2 irão aumentar de forma drástica e o sol irá começar a emitir radiação. Dessa forma, nosso planeta pode enfrentar ondas de calor que podem chegar a uma média de 70°C.

“O resultado é um ambiente hostil, desprovido de fontes de alimento e água para os mamíferos”, completou Farnsworth.

Outro ponto ressaltado pelos cientistas é que vários animais, da mesma forma que os humanos, irão deixar de existir por causa da incapacidade de libertar o calor pelo suor para que consigam resfriar seus corpos.

De acordo com Benjamin Mills, da Universidade de Leeds, os combustíveis fósseis são os principais responsáveis por esse aumento das temperaturas. No entanto, ele diz que ainda há tempo de salvar a Terra e deixar o fim do mundo mais distante.

Fonte: CNN, R7

Imagens: O dia, Assuntos criativos

Vulcão de Fogo expele gás e cinzas na Guatemala

Artigo anterior

Vírus gigantes são encontrados em gelo da Groenlândia e podem ajudar a regular ecossistema

Próximo artigo