Curiosidades

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Saiba a origem da data e como funciona no Brasil

0

Férias e feriados são momentos bem esperados por todos, ainda mais se as pessoas conseguem emendar os que caem na quinta e segunda-feira. Hoje é celebrado o feriado de Corpus Christi e como ele caiu em uma quinta-feira, muitos aproveitaram para viajar ou descansar.

Contudo, o que poucas pessoas sabem é que Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Isso quer dizer que na maior parte das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar seus funcionários e cabe a cada empresa decidir se irá parar os serviços no dia ou não.

No entanto, existem cidades que aprovaram leis que tornaram Corpus Christi um feriado municipal. Esse é o caso do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES). Já no Distrito Federal, o dia é de ponto facultativo. Por conta disso que a possibilidade de emendar com a sexta-feira também depende da boa vontade de cada empresa.

O que é Corpus Christi?

G1

Em latim, isso quer dizer corpo de Cristo. A Igreja Católica celebra essa data sempre depois de 60 dias do domingo de Páscoa, ou na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade. O dia, na tradição católica, é tido como o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi é celebrado a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

É celebrado desde quando?

G1

No dia oito de setembro de 1264, o papa Urbano 4º instituiu a festa. Ele fez a publicação de uma bula papal a respeito do tema, que se chamou “Transiturus”. Nela, ele instituiu a data e concedeu indulgências para as pessoas que fossem à missa neste dia.

De acordo com alguns biógrafos, esse papa colocou a cargo de São Tomás de Aquino, filósofo e teólogo italiano, redigir um rito para a celebração do Corpus Christi. Contudo, o papa Urbano 4º morreu alguns dias depois de instituir a celebração, em outubro daquele ano. Por conta disso, as celebrações foram adotadas um tempo depois.

Comemorar o Corpus Christi só se tornou algo “popular” depois de algumas décadas, quando o Concílio de Vienne reafirmou a data em 1311. Dentre as formas de celebrar, uma tradicional é através da procissão que faz uma alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Essa data é chamada de Corpo de Deus, em Portugal, e é comemorada com procissões pelas ruas, assim como acontecem em algumas cidades do Brasil. No nosso país, dependendo da cidade, se tem o costume de enfeitar as ruas com “tapetes” de serragem colorida e outros materiais que formam figuras religiosas.

Fonte: G1

Imagens: G1

Primeiro voo da história do Brasil não foi feito por Santos-Dumont

Artigo anterior

The Big Bang Theory tem um episódio que nunca foi exibido. Saiba a história por trás dele

Próximo artigo
Exit mobile version