Curiosidades

Dream Chaser: primeiro avião espacial comercial do mundo se prepara para voo histórico

0

Voar sempre fascinou o ser humano e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade. Um exemplo disso é o primeiro avião espacial comercial do mundo.

O Dream Chaser DC-100, chamado de Tenacity, já chegou ao Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, para fazer suas preparações finais antes de fazer a sua primeira missão para a Estação Espacial Internacional (ISS), ainda nesse ano.

Depois de ter completado avaliações rigorosas no Neil Armstrong Test Facility em Ohio, esse avião espacial ficou pronto para os procedimentos finais de pré-lançamento. Dentre eles, finalizar o seu sistema de proteção térmica e fazer a integração de cargas úteis.

Os planos é que o avião espacial seja lançado a bordo de um foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA), transportando 3.540 kg de alimentos, água e experimentos científicos para a ISS.

Avião espacial saindo do papel

Olhar digital

Quem desenvolveu o projeto do Dream Chaser foi a Sierra Nevada Corporation (SNC) e agora ele é gerenciado pela Sierra Space, um braço independente da empresa. Ele está em desenvolvimento desde que foi anunciado em setembro de 2004.

No começo, essa aeronave foi tida como parte do programa Commercial Crew da NASA, e tinha o objetivo de levar astronautas para a ISS. Contudo, em 2014, os contratos desse programa foram dados à Boeing e à SpaceX, o que deixou o Dream Chaser de lado.

Mas em 2016, a NASA voltou com seu interesse nesse projeto, no entanto com o Drem Chaser sendo um avião espacial não tripulado para missões de carga para a ISS. A mudança aconteceu por conta de atrasos e problemas vistos com o Starliner da Boeing.

Tenacity

Olhar digital

Agora, o Tenacity é o primeiro de vários aviões espaciais reutilizáveis e versáteis, projetados para missões de carga em órbita baixa. Ele é equipado com propulsores internos e asas fixas. Além disso, esse avião espacial consegue fazer acoplamentos precisos na ISS e pousos autônomos em pistas comerciais.

Na sua missão, seu módulo de carga não irá voltar para o nosso planeta. Tanto que ele foi projetado para queimar no momento de reentrada na nossa atmosfera. Isso fará com que seja descartado até 3.175 kg de lixo.

O lançamento do Tenacity irá acontecer no Space Launch Complex-41 na Cape Canaveral Space Force Station. Depois de lançado, ele ficará cerca de 45 dias acoplados na ISS e voltará para a Terra com até 1.588 kg de carga.

O plano da Sierra Space é manter uma linha de produção para módulos de carga e planeja, pelo menos, sete missões de carga com a NASA.

Inovações

Além desse avião espacial comercial, outras aeronaves também são projetadas para revolucionar a aviação. Esse é o caso da Boom Supersonic, empresa norte-americana que está prestes a fazer história na aviação, já que recebeu a aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para ultrapassar a velocidade Mach 1 nos voos de teste do seu jato supersônico XB-1.

Esses voos testes estão programados para acontecer no Corredor Supersônico Black Mountain em Mojave, na Califórnia, ainda esse ano. Com isso, a empresa está se preparando para abrir uma nova era nas viagens de avião.

O voo inaugural desse jato supersônico foi feito no dia 22 de março desse ano saindo do Mojave Air & Space Port. Ele representou o começo de uma jornada com rumo à velocidade supersônica nas instalações da empresa.

Agora, com relação ao próximo voo, Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic, se mostrou bem entusiasmado. Ele agradeceu à FAA pelo apoio à inovação e por dar a possibilidade de que o jato continue com o seu papel importante e crucial para as viagens supersônicas.

O primeiro voo do XB-1 foi feito por Bill “Doc” Shoemaker,  o Piloto-Chefe de Testes da Boom, e monitorado pelo Piloto de Testes Tristan “Geppetto” Brandenburg em uma aeronave T-38 Talon de perseguição.

Depois que o voo foi completado, Brandenburg disse estar orgulhoso da equipe toda por ter completado aquele feito. Ele pontuou todos os árduos esforços que foram feitos até aquele momento e ressaltou a importância de um segundo voo para testar o trem de pouso e outros componentes que são vitais para o jato.

Os planos da Boom são expandir de forma gradual o envelope de voo do XB-1 antes de ele chegar à velocidade supersônica. Nesses planos estão previstos vários saltos para que seja avaliado o desempenho e as habilidades do manuseio nas mais variadas condições.

Conforme os representantes da empresa, esses testes são importantes para que as qualidades de voo e manuseio do XB-1 sejam aprimoradas. Em outras palavras, eles estão preparando o terreno para que no futuro uma viagem de avião supersônico seja segura e acessível.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, YouTube

Caçadora gigante: conheça a maior aranha do mundo em extensão de pernas

Artigo anterior

Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e se torna a segunda pessoa mais rica do mundo

Próximo artigo
Exit mobile version