Notícias

Elon Musk ganhará presente de 305 Bilhões de reais

0

O CEO da Tesla, Elon Musk, está prestes a receber um generoso pacote de remuneração, um presente de 305 bilhões, aprovado pelos acionistas da empresa.

Esta quantia representa um voto de confiança significativo por parte dos investidores no homem mais rico do mundo, cuja fortuna pessoal já ultrapassa R$1,16 trilhão, segundo a Forbes.

O valor surpreendentemente alto seria um reconhecimento da liderança de Musk à frente da Tesla. Além disso, seria como um incentivo para que ele continue com foco na companhia, sua principal fonte de riqueza e também dos acionistas.

No entanto, o caminho para receber esse valor não está livre de obstáculos jurídicos. Um juiz da cidade de Delaware recentemente tornou um presente semelhante inválido. Ele argumentou que seria “incompreensível” e isso pode gerar uma batalha legal longa.

Em 2018, uma proposta similar foi aprovada com 73% dos votos, mas foi contestada por acionistas e acabou sendo judicialmente questionada em 2024.

Apesar da aprovação atual dos acionistas, a Tesla reconhece que a validade do pacote ainda é incerta perante a lei de Delaware, onde a empresa está registrada.

Analistas de mercado esperam que a notícia da aprovação do pacote de remuneração tenha um impacto positivo nas ações da Tesla, embora não tão dramático quanto seria se o acordo tivesse sido rejeitado. A votação dos acionistas, apesar de seu peso simbólico importante, pode não ser decisiva para resolver completamente as questões legais pendentes.

Via Flickr

Quem ganha com esse presente de 305 bilhões?

A liberação desse presente de 305 bilhões, bastante generoso, vem na forma de compensação, votada pelos acionistas da Tesla. Eles não ganham nada no momento, mas com Musk em foco, pode gerar mais retorno na forma de compensações.

Isso porque as ações de uma empresa representam frações do capital social da companhia, permitindo que os investidores adquiram uma parte da propriedade da empresa.

Ao comprar ações, os acionistas se tornam co-proprietários e, assim, têm direito a uma parcela dos lucros e dos ativos da empresa. Além disso, eles também podem decidir por outras coisas, como, no caso, esse presente.

Como as ações funcionam?

Existem dois tipos principais de ações: ações ordinárias e ações preferenciais. As ações ordinárias geralmente dão aos acionistas o direito de voto nas assembleias gerais da empresa, influenciando decisões importantes como a eleição de membros do conselho de administração e a aprovação de grandes transações.

As ações preferenciais, por outro lado, podem não oferecer direitos de voto, mas costumam garantir prioridade no recebimento de dividendos e, em caso de liquidação da empresa, no reembolso do capital investido.

Os acionistas podem ganhar de duas formas principais:

Dividendos: São partes dos lucros distribuídas periodicamente aos acionistas. A decisão de pagar dividendos e o valor a ser distribuído são geralmente determinados pelo conselho de administração da empresa.

Nem todas as empresas pagam dividendos, especialmente as que estão em fases de crescimento e preferem reinvestir os lucros no negócio.

Valorização das Ações: O valor das ações pode aumentar se a empresa se sair bem, impulsionada por fatores como crescimento das receitas, lucros maiores, inovações de produtos e serviços, e boas perspectivas de mercado.

Via Flickr

Os acionistas podem vender suas ações a um preço mais alto do que o que pagaram originalmente, realizando um ganho de capital.

Beneficiados

Além dos acionistas, outros beneficiados pelo sucesso de uma empresa incluem os empregados, que podem ter programas de participação nos lucros ou receber bônus baseados no desempenho; os fornecedores e parceiros de negócios, que se beneficiam de contratos e relações comerciais duradouras; e a sociedade em geral, que pode se beneficiar de uma economia mais forte e das contribuições fiscais da empresa.

Investir em ações, no entanto, não é exatamente livre de riscos. Sempre existe a chance de queda no valor, perda de capital ou desempenho fraco. Mas, para Elon Musk, que pode receber esse incrível presente de 305 bilhões, as ações parecem estar dando resultado.

 

Fonte: Coluna Financeira

Imagens: Flickr, Flickr

Vendas Inteligentes: o uso da IA na comercialização de veículos usados

Artigo anterior

Animal mais velho da Terra com 518 anos reaparece nas água do Caribe

Próximo artigo