Curiosidades

Espetáculo incomum: temperaturas extremas congelam ondas do mar na Terra do Fogo

0

A Terra é bastante diversa e extrema. Quando o assunto é a diferença de temperatura, isso pode ser visto em seu limite. Até porque, de norte a sul, o planeta tem lugares quentes, temperados, frios e extremamente frios. Justamente por conta dessa diversidade é que coisas impressionantes acontecem. Como as temperaturas extremas congelarem as ondas do mar.

Esse fenômeno fora do comum foi visto por quem estava visitando e pelos moradores da região da Terra do Fogo, na Argentina. Na ocasião, as temperaturas extremas na Patagônia congelaram as ondas do mar na zona de San Sebastián, ao norte da cidade de Rio Grande, nessa terça-feira.

Claro que ver as ondas se transformando em gelo é um espetáculo impressionante e impacta todos que veem isso acontecer. Então, não é de se surpreender que os vídeos desse fenômeno logo viralizaram nas redes sociais. Tanto nas fotos como nos vídeos é possível ver uma paisagem invernal vista poucas vezes. E por ser tão fora do comum, algumas pessoas até definiram a cena como surrealista.

Temperaturas extremas congelando ondas

O Globo

De acordo com especialistas, em sites informativos locais, o fenômeno visto foi consequência de  “uma combinação de temperaturas extremamente baixas e condições climáticas particulares que favorecem a formação de gelo no mar”. Tanto que nos últimos dias essa região teve um clima bem mais frio que originou as “condições perfeitas para que a água do mar se congelasse”.

“É um lembrete da impressionante força da natureza e de como o clima pode nos surpreender com fenômenos tão extraordinários,” comentou um especialista local.

As temperaturas extremas não somente congelaram as ondas do mar nessa região da Terra do Fogo, até porque, vários locais da região patagônica estão sendo afetados pela neve e pelo frio. Especialmente em Santa Cruz, nas áreas de El Calafate e Rio Turbio, está sendo vista “uma grave crise devido às fortes nevascas que impactaram negativamente na produção de ovelhas”, segundo informou a Radio 3 Cadena Patagônia.

De acordo com um produtor local, as temperaturas extremas deixaram mais de um metro de neve, o que fez com que os animais morressem e “colocando em risco a subsistência da produção pecuária”.

Frio

Olhar digital

Claro que ver as temperaturas extremas congelando as ondas do mar é uma coisa impressionante. Contudo, esse frio tão forte não é uma constante na região da Terra do Fogo, mas em outras parte do mundo é. E qual seria o lugar mais frio da Terra?

Para um lugar estar dentre os mais frios do planeta ele precisa que sua localidade registre temperaturas extremamente baixas de tempos em tempos, mas também que ela consiga manter uma média baixa durante o ano todo. Ou seja, não são apenas os recordes mínimos que fazem o lugar ser considerado frio, mas sim sua consistência.

O local mais frio da Terra está no Planalto Antártico Oriental, na Antártica. A frieza extrema dele foi descoberta por análise de dados de satélites. O primeiro passo que os pesquisadores fizeram foi revisar os dados que tinham sido coletados previamente pelos satélites a respeito de uma crista específica na camada de gelo da Antártica.

Nesses dados já tinham sido vistas temperaturas excepcionalmente baixas, atingindo -93°C. Entretanto, uma análise mais profunda mostrou que, na realidade, as temperaturas nesse lugar chegavam a valores ainda menores, até impressionantes -98°C.

Para isso ser uma realidade, dois fatores foram identificados pelos pesquisadores: as condições climáticas claras e um nível extremamente baixo de umidade no ar. E como no local não tem nuvens, isso faz com que o calor se dissipe mais facilmente, ajudando na queda da temperatura.

A umidade baixa também tem um papel importante. Isso porque, geralmente, ela age como um isolante térmico e retém calor. Mas com o ar extremamente seco essa barreira não existe, o que ajuda a temperatura a cair ainda mais.

Antes da descoberta desse lugar, outros tinham registrado a temperatura mais baixa até aquele momento. Por exemplo, a Estação de Pesquisa Vostok, situada a 1300,34 quilômetros do Polo Sul na Antártica, registrava -89,2 °C em julho de 1983.

Além dele, a vila de Oymyakon, no leste da Sibéria, é tida permanentemente como o local habitado mais frio do mundo. Para se ter uma ideia, as médias do inverno são de -50°C. E em 1924, o lugar teve sua temperatura recorde de -71,2°C.v

Já o recorde de temperatura mais baixa do hemisfério norte é da estação meteorológica Klinck, na Groenlândia, quando registrou -69,6°C em dezembro de 1991.

Em janeiro de 2023, Yakutsk, na Rússia, registrou -62,2 °C, o que lhe conferiu não somente o título de cidade mais fria como também de maior construída sobre um solo congelado permanentemente.

Locais como Oymyakon, na Sibéria, e Yakutsk, na Rússia, não somente chegam a temperaturas extremamente baixas, como também têm médias de inverno bem gélidas. Por conta disso eles são líderes incontestáveis dentre os lugares mais frios do mundo.

Fonte: O Globo, Olhar digital 

Imagens: O Globo, Olhar digital 

OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência

Artigo anterior

Em 10 anos haverá uma superinteligência artificial que será 10 mil vezes mais inteligente que humanos

Próximo artigo