Curiosidades

Este dispositivo irá flagrar quem está dirigindo sob o efeito de maconha

0

Todos sabemos que consumir bebidas alcoólicas ou outras drogas, antes de assumir o volante, é contra a lei. Isso porque, pode gerar uma série de riscos de acidentes no trânsito. No entanto, o que acontece, se uma pessoa estiver dirigindo sob o efeito de maconha?

Atualmente, os testes de bafômetro existem apenas para verificar o teor de álcool no sangue. Porém, cientistas americanos estão desenvolvendo uma maneira de medir também os níveis de Cannabis em motoristas. Tudo para que mais acidentes sejam evitados nas estradas.

Esse protótipo pode medir o nível de THC na saliva dos motoristas

Publicado na plataforma da Sociedade Americana de Química, o estudo parte do princípio de que as pessoas acreditam que dirigir depois de fumar maconha é mais seguro do que dirigir embriagadas. “Ambas as substâncias podem ter efeitos semelhantes, como tempo de reação mais lento, menor estado de alerta e menor autoconsciência”, afirma Shalini Prasad, pesquisadora da Universidade do Texas.

Contudo, diferentemente do álcool, o limite de tetra-hidrocanabinol (THC) no sangue ainda não foi definido. “Este é um campo emergente. Mas relatórios clínicos preliminares sugerem que estar acima de 1 a 15 nanogramas de THC por mililitro de sangue é considerado um nível de comprometimento”, afirma Prasad. Dessa forma, o THC se mostra como a principal substância psicoativa encontrada na Cannabis.

Para o estudo, os pesquisadores projetaram tiras de sensores de THC e um leitor eletrônico. Desse modo, elas possuem dois eletrodos revestidos com um anticorpo que liga ao THC para que a substância possa ser isolada dos outros compostos da saliva. “Usamos o anticorpo para realmente conseguirmos olhar apenas a agulha no palheiro”, afirmou Prasad.

É seguro dirigir depois de fumar maconha?

Mesmo que o dispositivo entre em circulação, ainda se discute muito se, de fato, existe algum risco de dirigir depois de fazer uso da substância. É verdade que o THC, ingrediente psicoativo da cannabis, pode prejudicar os níveis de atenção de uma pessoa, além de sua percepção de tempo e velocidade. Entretanto, um novo estudo mostra que quase metade dos usuários de maconha acredita que é seguro dirigir depois de utilizar a substância. Enquanto isso, apenas 14% dos que não usam a substância pensam o mesmo. De toda forma, a ciência ainda não conseguiu responder com propriedade essa questão.

Em um outro teste de 2010, os voluntários receberam maconha, álcool ou ambos. Depois disso, utilizaram um simulador de direção. Com isso, os pesquisadores descobriram que os motoristas que fumaram maconha acabavam sendo mais cautelosos. Dessa forma, eles exibiam velocidades médias reduzidas, com maior tempo dirigindo abaixo do limite de velocidade. Além de ainda, aumentarem a distância entre os carros.

Em um estudo de 2010, foi descoberto que o número de colisões fatais não aumentou nos estados norte americanos onde a erva foi legalizada. No entanto, outras duas pesquisas mostraram que, em geral, os acidentes são mais comuns nas regiões que descriminalizaram o uso da planta, ainda que esse número possa não ter relação. Por fim, o quão seguro é dirigir depois de fumar maconha, continua uma incógnita. Contudo, vale lembrar que dirigir sob o efeito de álcool ou quaisquer outras substâncias psicoativas é proibido no Brasil.

Conheça a ‘Louca dos Caracóis’ que coleciona 150 desses animais

Artigo anterior

Como seria a escola do futuro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido