Curiosidades

Estudo prevê quantidade de crianças que poderão morrer por câncer até 2050 e resultado é assustador

0

Todos nós tememos perder as pessoas que amamos. Infelizmente, na maioria das vezes, não há muito o que possamos fazer para evitar isso. Às vezes, o impacto é ainda maior, quando se tratam de crianças. Um estudo recente chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro. Segundo ele, por falta de investimentos, 11 milhões de crianças poderão morrer de câncer até 2050. O relatório foi publicado no último dia 30, no periódico The Lancet Oncology. O estudo foi realizado por uma comissão formada por especialistas do mundo inteiro. O resultado deixou diversas pessoas reflexivas.

Segundo o documento, dessas 11 mil mortes de crianças, mais de 9 milhões (84%) devem ocorrer em países de baixa e média renda. Países esses onde os investimento em tratamento e diagnóstico ainda são bem baixos, o que pode acarretar em uma piora. “Por muito tempo, houve um conceito equivocado generalizado de que cuidar de crianças com câncer em países de baixa e média renda é caro, inatingível e inadequado. Isso, por causa das prioridades de saúde concorrentes. Nada poderia estar mais longe da verdade”. Essa foi uma declaração de Rifat Atun, aprofessor da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Além disso, é copresidente da comissão.

Estudo a respeito das mortes de crianças

Embora nas últimas décadas, o tratamento e o diagnóstico do câncer tenham melhorado, as desigualdades no investimento e no acesso à assistência médica resultaram em disparidades mundiais na sobrevivência de crianças. O estudo realizado estima que 80% dos pequenos diagnosticados com câncer em países de alta renda vivem por mais de 5 anos. Já em países mais pobres, esse índice cai para menos de 30%. Na África Oriental, por exemplo, a taxa é de 8%.

Para fazer as estimativas, os autores usaram uma nova modelagem. Essa, pela primeira vez, leva em consideração as fraquezas dos sistemas de saúde. Com isso, é possível prever as estimativas nacionais e globais de incidência de câncer, sobrevivência e mortalidade de crianças de até 14 anos, em 200 países, até 2050.

Segundo o mesmo estudo, pelo menos, 13,7 milhões de crianças devem desenvolver câncer em todo o mundo. Isso entre 2020 e 2050. Mais de 10 milhões de todos esses casos devem ocorrer em países de baixa renda e cerca de 939 mil em países totalmente ricos. Além disso, desse total, 6,1 milhões de casos (45%) serão deixados sem diagnóstico e tratamento. No Sul da Ásia e no Sul da África subsaariana, a previsão é de que um em cada dois novos casos de câncer não serão detectados. Isso agrava ainda mais a situação. Esses números chocaram pessoas do mundo inteiro, que passaram a refletir sobre o sistema de saúde nos países.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Conheça o vilarejo no Egito que é ainda mais antigo do que as pirâmides de Gizé

Artigo anterior

Objeto misterioso de 2000 anos é encontrado em cidade mencionada no livro de Apocalipse

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido