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Funcionária de telemarketing ligou para si mesma 100 vezes para descansar mais e acabou parando na Justiça

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Uma das coisas mais chatas do nosso dia a dia nos tempos atuais é ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ligações e descobrir que, na verdade, trata-se de uma ligação de telemarketing. E isso parece não ser chato somente para quem recebe as chamadas como também para quem faz. Como no caso dessa funcionária de telemarketing que fez ligações para si mesma para descansar.

Nesse caso, a funcionária de telemarketing foi pega no flagra depois de fazer ligações para si mesma mais de 100 vezes para poder ter um tempo maior de descanso. Para se ter uma ideia, ela ficou sete meses atendendo suas próprias ligações. De acordo com o jornal La Voz de Galicia, esse caso acabou parando da Justiça.

Para quem não sabe, a função de um telemarketing é receber ligações e conseguir resolver os problemas das pessoas que ligaram. Contudo, se a chamada é feita pela própria pessoa, o tempo em que ela fica ocupando a linha não é tido como trabalho. Foi justamente isso que essa funcionária fez por sete meses.

Funcionária de telemarketing

Candeias mix

A funcionária de telemarketing trabalhava de forma remota  e o que ela fez, com autorização do seu supervisor, é conhecido como Callback, ou seja, retornar uma ligação para algum cliente que não conseguiu ser atendido para que o problema dele possa ser resolvido.

Contudo, o número para o qual a mulher estava retornando era o dela mesma. Então, no seu registro de horário mostrava que ela estava atendendo alguém, mas na realidade, ela usava o tempo para ficar descansando.

Essa atitude foi repetida por ela durante sete meses em 2022. Até que o coordenador dela viu que o número de telefone aparecia repetido nas ligações feitas pela funcionária. Então, ele foi analisar mais de perto o caso e acabou descobrindo o truque usado pela funcionária de telemarketing. Essa descoberta foi algo surpreendente porque a mulher estava no topo do ranking dos melhores funcionários e tinha incentivos desde que começou a trabalhar na empresa, em 2021.

Quando tudo foi descoberto, a funcionária foi desligada da empresa imediatamente e o caso acabou indo para o tribunal de Vigo em 2023. De acordo com a Justiça, a demissão da mulher foi válida. Mas a funcionária não se deu por satisfeita e recorreu na Câmara Social do Tribunal Superior de Justiça de Galicia, alegando que as ligações feitas por ela duraram segundos e que ela as tinha feito para aliviar uma crise de ansiedade. Ela também pontuou que as chamadas aconteciam nos intervalos e eram “apenas cinco ou sete por mês e duravam apenas alguns minutos”.

Mesmo assim, a Câmara do Tribunal Superior validou a sentença de demissão considerando que foi comprovado pela documentação que aconteceu a intenção de “fugir ao tempo de prestação de serviço quando não aproveitava de períodos de descanso, violando a boa fé contratual, além de causar quebra de confiança e diminuição do desempenho”.

Ligações

UOL

No caso dessa funcionária, ela tinha motivos para gostar das ligações de telemarketing, visto que isso fazia com que ela descansasse do seu trabalho. No entanto, a maior parte das pessoas, que não são funcionárias de telemarketing, não gostam de receber esse tipo de chamada.

Felizmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma medida nova para combater o avanço dessas ligações abusivas, que são as feitas repetitivamente para marketing ou oferta de produtos.

O que será considerado como uma ligação abusiva são as chamadas curtas completadas com até seis segundos de duração. Até o momento, eram consideradas apenas as ligações com até três segundos.

Essa regra irá começar a valer a partir do dia 1º de junho. Com esse novo limite, o “Não me Perturbe” será otimizado. Esse programa foi criado pela Anatel em 2019 para conter a prática de ligações abusivas no nosso país.

De acordo com a Anatel, o portal “Qual Empresa Me Ligou”  irá continuar funcionando. Assim como o nome dá a entender, esse serviço consegue identificar se o número que está insistindo em ligações tem algum CNPJ. E desde junho de 2022, mais de R$ 28 milhões já foram aplicados em multas contra essas chamadas abusivas.

Tais serviços e a melhora deles com o passar do tempo são necessários porque de acordo com um estudo da Truecaller divulgado em meados de 2023, o Brasil é o campeão de chamadas desse tipo.

Segundo um relatório da Anatel,  o “Brasil se manteve na liderança de países com maior número de spams no mundo (por 4 anos seguidos), com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês”. O órgão ainda destacou que “existe uma significativa distância” entre a média de ligações de spam recebidas no nosso país, que são 32,9 chamadas por pessoa, como relação ao Peru, com 18,2 chamadas por mês, que ocupa o segundo lugar do ranking.

Fonte: IGN, Olhar digital

Imagens: Candeias mix, UOL

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