Curiosidades

Há algo de errado com a BYD? Warren Buffett despeja milhões em ações da chinesa dos carros elétricos no mercado

0

A Build Your Dreams (BYD) é uma empresa fundada em 1995, pelo químico Wang Chuanfu, que hoje é considerada como a maior produtora de carros elétricos do mundo todo. O grande responsável pelo investimento da Berkshire Hathaway na BYD foi Charlie Munger. Por conta do braço direito de Warren Buffett, que faleceu no fim d3 2023, que o conglomerado teve uma participação significativa na fabricante de carros elétricos.

Contudo, a situação parece estar mudando. Isso porque segundo um documento enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong,o megainvestidor vendeu mais 1,3 milhão de ações da BYD por US$ 39,8 milhões. Com isso, a participação da Berkshire caiu para 6,9%.

A primeira compra da Berkshire em ações da BYD foi em 2008, quando ela comprou aproximadamente 225 milhões de ações e pagou cerca de US$ 230 milhões pelos papéis. Essa aposta de Buffet foi extremamente lucrativa, já que o mercado de carros elétricos teve um crescimento grande na China e em outros lugares do mundo.

Venda de ações

El CEO

No entanto, em 2022 e 2023,  a Berkshire vendeu metade da sua participação. Isso aconteceu depois que a BYD disparou quase 600%, em abril de 2022. Desde o pico, que aconteceu em junho de 2022, o preço das ações da BYD caíram aproximadamente 30%.

E Buffett disse na reunião anual da Berkshire, que aconteceu em maio desse ano, que não desistiu da BYD, mas também pontuou que a fabricante foi uma  exceção gratificante para o seus negócios.

“Charlie bateu duas vezes na mesa comigo e apenas disse, você sabe, ‘Compre, compre, compre’. A BYD era uma delas e Costco era a outro… Ele estava certo sobre ambas as empresas”, disse Buffett aos acionistas.

BYD

Habitat mx

Mesmo que Buffett tenha vendido suas ações, a BYD fez história sendo a empresa que mais vendeu carros elétricos superando a conhecida Tesla no último trimestres de 2023.

De acordo com o levantamento oficial das montadoras, a BYD emplacou 526.409 unidades no período, enquanto a Tesla emplacou 494.989 carros. Mesmo essa mudança tendo acontecido no quarto trimestre de 2023, de acordo com os dados oficiais das duas empresas, ele passou perto no Q3 também.

Isso aconteceu por conta do lançamento do BYD Seagull, que é o modelo de entrada da gigante chinesa, custando 15 mil dólares, cerca de 73 mil reais, tanto nos EUA como em outros mercados. No Brasil, esse modelo irá chegar com o nome de Dolphin Mini e deve custar 100 mil reais.

A BYD é uma marca que está em expansão pelo mundo todo. Tanto que, em breve, ela deve começar a produzir seus carros elétricos na Europa, o que a Tesla já faz há um tempo na Alemanha.

No caso da Tesla, ela está se preparando para lançar o seu modelo “popular”, o chamado Model 2. O carro deverá custar menos do que 25 mil dólares e será o modelo de massa da montadora. Isso tem tudo para aumentar as vendas da Tesla no mundo todo.

Por mais que a gigante chinesa tenha estado na frente no fim de 2023, nas vendas gerais do ano passado, a montadora de Elon Musk ainda está na frente, mas por pouco. Ao todo, a BYD emplacou 1.808.581 carros, enquanto a Tesla,  1.830.000.

Os carros mais vendidos da Tesla são o Model 3 e o Model Y. Já os da BYD são, além do Seagull, o Seal e o Dolphin.

Como dito, a BYD é uma empresa que está em expansão global. Desde 2015 ela chegou no Brasil, mais precisamente em Campinas, no interior de São Paulo, com sua fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Ainda em Campinas, dois anos depois, a empresa abriu a segunda fábrica para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a BYD abriu a terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio. Agora, ela também está presente em Camaçari, maior Polo Industrial da Bahia, no lugar onde era a fábrica da Ford.

O começo da BYD foi focado na produção de baterias de íons-lítio para a Motorola e a Nokia. Foi nesse mercado que ela se consolidou antes de investir no mercado automobilístico. Isso aconteceu em 2003 quando a empresa comprou uma fábrica em Xi’An, cidade ao norte da China.

Nessa época, os carros híbridos e elétricos ainda eram uma realidade bem distante. Mesmo assim, a BYD comprou a montadora Tsinchuan Automobile Company e investiu na ideia. O investimento deu certo e atualmente a empresa está presente em 70 países e além dos carros, ela tem em seu portfólio módulos fotovoltaicos para geração de energia solar e máscaras descartáveis.

No nosso país, a empresa tem cinco modelos para serem comercializados. São eles: Dolphin, recém-lançado; Yuan Plus EV, um modelo SUV; Song Plus DM-i, um híbrido; Han EV 9, o sedan campeão de vendas da empresa; e Tan EV, um SUV de sete lugares.

O foco da empresa é nos consumidores que têm um poder aquisitivo mais elevado. E seus carros prometem inovação e sofisticação. Todos eles têm um acabamento no padrão de marcas de luxo, como por exemplo, BMW e Mercedes-Benz, e contam com uma tecnologia de ponta. Além disso, alguns modelos, como o Dolphin, têm recursos a mais, como internet, videogame e até um karaokê de fábrica.

De acordo com Stella Li, vice-presidente global da empresa, a proposta deles é trazer para o nosso país carros elétricos “com uma sensação premium de inovação”.

Fonte: Seu dinheiro, CanaltechG1

Imagens: El CEO, Habitat mx

Cartão de crédito terá mudanças a partir de 1º de julho; veja quais são as novas regras

Artigo anterior

Explosões solares do tipo mais potente são esperadas para esta semana

Próximo artigo