Natureza

Homem vê mancha preta em vegetação e percebe ser alguém precisando de resgate

0

No início deste mês de junho, um turista encontrou mais do que belas paisagens em uma trilha de Evergreen, no Colorado: ele achou um filhote de urso negro em perigo!

Durante sua caminhada, ele avistou uma mancha preta no meio da vegetação. A situação chamou sua atenção porque não parecia algo comum. Ao se aproximar, ele percebeu que alguém precisava de resgate.

Era um filhote de urso em apuros, preso em alguns fios, sem conseguir se mover.

Preocupado com a saúde do animal e temendo um desfecho trágico, o turista entrou em contato com o centro de preservação Colorado Parks and Wildlife (CPW).

Ao receberem o pedido de ajuda, os oficiais do CPW Scott Murdoch, Jake Sonberg e Ian Petkash, junto com o cão K9 Samson, um pastor alemão, se dirigiram imediatamente ao local.

Eles explicam que filhote de urso negro pode se meter em situações complicadas. Normalmente, eles resgatam esses animais presos em lixeiras ou em cordas, pois são muito curiosos, então podem se enroscar em qualquer coisa, disse Kara Van Hoose, porta-voz da Colorado Parks and Wildlife, ao The Dodo após a história se tornar viral.

Ao chegarem ao local, constataram a veracidade da situação. No entanto, o turista não havia percebido um detalhe: o filhote não estava sozinho.

Via Animalia

Mãe ursa

Em uma árvore próxima, a mãe urso observava em meio aos galhos. Para garantir a segurança de todos, tanto humanos quanto animais, a equipe sedou a mamãe urso.

O resgate precisava ser rápido, escreveu o CPW em um tweet. Só assim eles poderiam se aproximar do filhote sem causar mais transtornos.

Para não perder tempo e evitar que a mãe acordasse da sedação antes do filhote ser libertado, Scott, Jake e K9 Samson correram para a vegetação e rapidamente cortaram a fiação de metal que prendia o ursinho.

Embora não se saiba quanto tempo o filhote de urso negro ficou preso, ele foi libertado saudável e sem ferimentos.

Logo após ser solto, o filhote começou a se mover novamente, e nesse momento a mamãe urso acordou e correu até seu bebê.

O filhote foi liberto

Agora você deve estar se perguntando: como um cão ajudou a tirar o urso dos fios?

Bem, essa tarefa ficou para os humanos. No entanto, K9 Samson teve a responsabilidade de ‘afastar’ a família para longe.

Dessa forma, a equipe espera que eles retornem ao habitat natural e permaneçam afastados da área urbana, evitando que filhotes fiquem presos nos arames novamente.

A história foi registrada e compartilhada na rede X (antigo Twitter), onde os internautas elogiaram bastante os membros do Colorado Parks and Wildlife.

O que fazer?

Via Animalia

Normalmente, ao encontrar um urso negro, é importante manter a calma e não entrar em pânico. Não corra, pois isso pode instigar o urso a perseguir você. Em vez disso, mova-se lentamente para trás enquanto mantém o urso à vista.

Se o urso se aproximar, fique firme e faça-se parecer maior levantando os braços ou abrindo a jaqueta. Fale em um tom calmo, mas firme, e faça barulho para parecer menos vulnerável.

Evite o contato visual direto, pois isso pode ser interpretado como uma ameaça. Se o urso continuar a se aproximar, use spray de pimenta para ursos, se tiver um, e faça o possível para desviar seu caminho de modo seguro e sem movimentos bruscos.

Claro, o caso do resgate do filhote de urso negro foi excepcional. No entanto, poderia ser perigoso, visto que a mãe ursa estava junto e pode atacar. Por isso, sempre opte por chamar as autoridades e contar com profissionais para ajudar.

 

Fonte: Amo Meu Pet

Imagens: Animalia, Animalia

Mar de Aral: como um dos maiores lagos do mundo deu origem a um deserto?

Artigo anterior

China levou uma bandeira de pedra para o outro lado da Lua

Próximo artigo