O Garage 54 é canal russo onde fazem as experiências mecânicas e automotivas, mais loucas do mundo. A última? O pessoal de lá, decidiu colocar 8 rodas em um Uno. E o que levou o pessoal a fazer tal experiência? Bom, diversão. Não há, nesse ínterim, motivo melhor, não é verdade?

Os membros do canal, para adaptar o Uno, tiveram que retirar algumas partes da lataria. Afinal, o Uno um modelo literalmente pequeno, era preciso arrumar espaço, para colocar as rodas extras. O resultado você pode conferir no vídeo abaixo. Nele, é possível perceber como certas modificações são realmente surpreendentes.

Os conhecidos youtubers russos do Garage-54 são mestres do tuning. Os profissionais inspiraram em mecânicos indianos, que modificaram um Toyota Vios.

Tuning

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Muitos motoristas gostam de tunar seus veículos, para andar a bordo de máquinas personalizados e cheios de estilo. No entanto, é necessário estar atento à legislação. Exatamente, há uma legislação. Ou seja, devido a isso, não dá para sair andando por aí, com qualquer tipo de automóvel modificado.

Assim, para realizar qualquer alteração, é preciso pedir uma autorização prévia ao Detran. Com o pedido, o órgão irá analisar, com base no Código de Trânsito Brasileiro, se a mudança está dentro das normas estipuladas.

Sim, sabemos que há muitas pessoas, que fazem as alterações, e depois, pedem a autorização. Entretanto, esse não é o caminho correto. Com a autorização do Detran, o proprietário do automóvel pode realizar as modificações desejadas e circular com veículo tranquilamente até que o mesmo seja aprovado na vistoria.

A inspeção, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Detran, analisa tanto as modificações, como itens de segurança. Nesse caso, avalia-se o pneu, estepe, chave de roda e iluminação. Caso o proprietário realize alguma mudança na potência do motor, também são feitos testes de emissão de poluentes.

Aprovação

Os veículos, que são aprovados na inspeção, recebem Certificado de Segurança Veicular (CSV). Em contrapartida, caso o resultado da vistoria seja negativo, o motorista recebe um relatório. O documento aponta, detalhadamente, o que precisa ser corrigido. O proprietário, assim, tem até 30 dias para retornar. Nesse prazo, nenhuma taxa adicional é cobrada.

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Sendo aprovado na primeira vistoria, o próximo passo é ir ao Detran. Ali, um novo documento será emitido. As mudanças na roda e no pneu não necessitam de autorização. Agora, caso seja alteração na cor e envelopamento, ou seja, mais de 50% da área do veículo, a história é outra. Nesse caso, é necessário, sim, obter esse previamente autorização do órgão, antes de realizar as modificações.

Os valores, para obter as autorizações, variam. Já o tempo de legalização dura, em média, 45 dias. Aqueles que modificam o veículo e circulam com o mesmo, sem os documentos necessários, podem ser multados. Além da multa, o carro é retido para a regularização.

Podemos dizer que o mercado era bastante tímido, até chegar, por aqui, o primeiro dos filmes da franquia Velozes e Furiosos, no início dos anos 2000. A partir disso, a atividade não ficou mais restrita aos poucos aficionados.

Tanto é assim que, a cada ano, uma quantia enorme de dinheiro é movimentada pelo mercado de tunning no país. Segundo organizadores do AutoEsporte ExpoShow, evento realizado em São Paulo, o mercado do tunning movimenta cerca de R$ 8 bilhões, por ano, no país”. Ou seja, é um valor altíssimo, que gira todos os anos, exclusivamente, com itens relacionados ao tunning no Brasil.

Publicado em: 10/01/20 23h32