Entretenimento

Isso é um coelho ou um pato? A resposta diz muito sobre você

0

Já se deparou com essa imagem por aí? Tudo bem, até porque ela não é nenhuma novidade, e foi criada a nada mais e nada menos do que 100 anos atrás, e ainda hoje ainda é usada por psicólogos. Isso porque ela pode revelar muito sobre como funciona seu cérebro. Mas vamos começar essa matéria fazendo uma importante pergunta; O que você vê afinal, um coelho ou um pato?

Pois bem, alguns veem um coelho e alguns veem um pato, mas algumas pessoas podem ver tanto um quanto o outro. Mas a imagem de fato se trata de uma ilusão de ótica, que foi usada pela primeira vez em uma revista alemã no ano de 1892, com o título de “Kaninchen und Ente”, que significa: Coelho e pato nessa língua.

Mas o mais interessante sobre ela, é que ela pode ser usada para medir o seu grau de criatividade. O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein foi um dos primeiros a aderir a imagem aos seus estudos sobre o funcionamento do cérebro humano.

Para provar a sua eficácia na hora de medir a criatividade de um indivíduo, foi realizado um estudo onde os participantes foram submetidos a um teste simples de criatividade que envolvia criar e listar novos usos para objetos do cotidiano, e para isso, dispunham de apenas dois minutos.Ou seja, deviam usar ao máximo a sua criatividade.

Para explicar melhor como funcionava esse teste, podemos usar o exemplo de uma cadeira que pode ser usada para você sentar-se sobre ela, mas criando novos usos e utilidades para esse objeto, podemos dizer que você também pode utiliza-la para bater em alguém, ou usar a sua madeira para criar uma fogueira e acabar com o frio.

Quanto mais exemplos como esse você for capaz de criar em um curto espaço de tempo, mais criativo você é.

Dando continuidade ao estudo, depois de fazerem essa pequena atividade de criação, os pesquisadores marcaram o quão fácil os participantes conseguiam alternar o que viam na imagem acima (entre o coelho e o pato).

01

O resultado dessa pesquisa revelou que as mesmas pessoas que tiveram uma grande facilidade em variar a imagem de um animal para o outro, foram os mesmos que no teste de criação conseguiram criar uma média de quase 5 novos usos para os objetos do cotidiano.

Enquanto as pessoas que só viam ou o pato ou o coelho na figura, eram as mesmas que só conseguiram criar uma média de 2 novos usos para os objetos.

Outra característica importante da imagem, que foi descoberta pelos psicólogos, é que ela pode induzir o pensamento de quem a observa, conforme a época do ano.

Por exemplo, quando mostrada a crianças no mês de abril, mais de 80% das crianças afirmaram ter visto um coelho, já quando mostrada para outras crianças durante o mês de outubro, a maioria das crianças afirmaram ter enxergado apenas um pato.

Mas eae, conseguiram descobrir o quão criativo você pode ser? Conseguiu alternar rapidamente de uma imagem para outra? Comenta aqui em baixo, que nós somos super, na verdade, nós somos Ultra Curiosos, e também queremos saber, o quão criativos vocês são.

9 coisas feitas com pedaços de seres humanos

Artigo anterior

A origem de 9 demônios que vão te fazer perder o sono

Próximo artigo
Exit mobile version