Notícias

Jornalista da Globo viraliza ao esconder microfone dentro da roupa: ‘Vão descobrir meu truque’

0

A jornalista Anita Prado, da produtora RJTV, está se divertindo com a repercussão de sua última reportagem. Sua abordagem inusitada durante uma entrevista viralizou na internet.

A profissional da Globo virou um meme ao mostrar uma técnica surpreendente para entrevistar seu alvo.

Ele era um homem envolvido em uma Organização Social com contratos no valor de mais de R$ 800 milhões com prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.

“Virei um meme? Não consigo acreditar que esse dia chegou”, comentou Anita Prado com humor em seu perfil no Twitter. “Não acredito que me tornei um meme. Agora todos irão descobrir meu truque!”, completou a jornalista da Globo.

Discrição

Durante a reportagem, Anita Prado foi até Luiz Carlos de Souza, diretor do IMP (Instituto de Medicina e Projeto), que teria lucrado milhões com contratos com prefeituras da Baixada Fluminense.

No entanto, para não assustar o entrevistado, ela decidiu não se identificar imediatamente.

Por isso, tocou a campainha primeiro, pedindo para falar com Luiz Carlos. Em seguida, quando ele abriu o portão, ela retirou o microfone que estava escondido no blazer e começou a emitir perguntas sobre o caso, sem dar oportunidade para que ele escapasse.

Nas redes sociais, os usuários elogiaram a estratégia da jornalista para obter o depoimento.

Várias pessoas comentaram sobre a jornalista, dizendo que adoraram a técnica. No entanto, alguns falaram sobre “pegar o cara de surpresa”. Contudo, é uma técnica legítima de investigação, amparada pela lei. Por isso, Anita Prado viralizou ao mostrar como ocorre essa discrição do microfone.

Além disso, também falaram sobre sua expressão profissional ao puxar o microfone de fato. As pessoas gostaram de saber sobre como isso funciona na televisão.

Alternativas para o caso Anita Prado

Embora tenha virado meme, a jornalista Anita Prado e outros profissionais poderiam optar por formas discretas de entrevistar alguém sem chamar atenção.

Existem várias formas de esconder um microfone ao investigar alguém com discrição. Além disso, são técnicas comuns dos jornalistas, investigadores particulares e profissionais que precisam obter informações sem chamar a atenção

O mais popular é o Micropin, um microfone especialmente projetado para ser discretamente fixado em roupas, como lapelas ou gravatas.

É pequeno o suficiente para passar despercebido e geralmente possui um sistema sem fio para transmitir o áudio.

Ou, ainda, o microfone escondido em objetos comuns, podendo ser camuflado dentro de objetos do dia a dia, como canetas, óculos, botões de camisa, chaveiros, joias ou até mesmo em um dispositivo eletrônico como um relógio.

Também existem o microfone sem fio oculto, sendo facilmente escondido sob as roupas, como um dispositivo de transmissão colocado no bolso ou preso ao corpo com uma fita adesiva. A comunicação sem fio ocorre com um receptor em uma distância segura.

Via Terra

Tradicionais

Se a situação exigir capturar áudio à distância, é possível utilizar um microfone direcional de longo alcance.

Esses microfones são capazes de captar somente o que está direcionado para eles e podem ficar em pontos estratégicos próximos ao alvo da investigação.

Ainda, existe uma técnica consiste em utilizar um pequeno dispositivo de áudio, conhecido como microponto. Ele se insere no ouvido da pessoa que está realizando a investigação.

O som é captado por esse dispositivo e transmitido para um receptor ou gravador escondido.

Assim, a jornalista Anita Prado e outros profissionais podem ficar tranquilos na execução de suas atividades, pois existem várias alternativas de microfones escondidos.

 

Fonte: Terra

Imagens: Terra,

Por que a espuma é branca, mesmo se o sabão tiver outra cor?

Artigo anterior

OLX registra aumento de anúncios do Tamagotchi, o pet virtual

Próximo artigo
Exit mobile version