CuriosidadesHistória

As mais estranhas e exóticas tradições de Ano Novo ao redor do mundo

0

Se pra você só digitar ou falar “Réveillon” já é exótico o suficiente, precisa conhecer a história e as tradições mais estranhas acerca dessa onipresente festa de transição da humanidade.

Percebendo a rotação cíclica das estações, do crescimento das plantas e do surgimento da neve, os homens ancestrais entenderam que havia um período fixo que se repetia em um determinado tempo. Esse tempo, por acaso, vários séculos depois, foi notado como 365 dias – ou 1 ano – mas até então era meramente uma observação climatológica e botânica.

4 mil atrás, os babilônios passaram a celebrar o recomeço desses ciclos, com 11 dias de festa que começavam junto com a Primavera.

Já os egípcios usavam a subida do rio Nilo como marcação, já que nesse período o cultivo de novas plantações era ideal e a fartura era vindoura. De lá pra cá, vários outros tipos de rituais, comemorações e costumes foram surgindo, tanto para agradecer pelo ano passado quanto para dar boas-vindas e desejar coisas para o Ano Novo. Vamos conferir abaixo algumas delas:

Austrália

tradicoes_ano_novo_mundo_04

Lá o pessoal gosta é da bagunça mesmo, e costumam bater em panelas com a virada do ano.

México/Argentina

tradicoes_ano_novo_mundo_02

É costume usar roupas íntimas cor-de-rosa ou vermelhas para atrair o amor, e costumam esperar até meia-noite para dar um famoso “passo” em direção ao novo ano, sempre com o pé direito.

Filipinas

tradicoes_ano_novo_mundo_17 tradicoes_ano_novo_mundo_18

Acendem todas as luzes da casa para afugentar espíritos ruins. Também abrem todas as portas, armários e janelas, fechando-as de volta assim que bate meia-noite.

Colômbia

tradicoes_ano_novo_mundo_11

Dar uma volta por aí com uma mala vazia é sinal de fazer viagens no próximo ano.

El Salvador

tradicoes_ano_novo_mundo_13

É costume quebrar um ovo num copo, à meia-noite, e deixá-lo na janela até a manhã seguinte, quando vão conferir qual “imagem” foi formada, deduzindo como será o próximo ano.

Brasil

tradicoes_ano_novo_mundo_07 tradicoes_ano_novo_mundo_06 tradicoes_ano_novo_mundo_05

Existem várias, já que o Brasil é uma sopa de miscigenação cultural, mas as mais famosas são se vestir de branco (para afastar maus espíritos e trazer paz) e pular 7 ondinhas, um tradição herdada das oferendas feitas para Iemanjá.

Chile

tradicoes_ano_novo_mundo_08

Uma colherada ou até um banho com lentilhas são promessa de um ano com muito dinheiro e prosperidade. Também varrem a casa de dentro para fora para “renovar” o ambiente. Já em Talca, o costume é fazer vigília em cemitérios e honrar os mortos.

Guatemala

tradicoes_ano_novo_mundo_15

É costume jogar 12 centavos na rua, para trás, sem jamais olharem para elas.

Equador/Venezuela

tradicoes_ano_novo_mundo_12

O ano velho, transformado num boneco, é queimado até que não sobre nada, simbolizando o processo de renascimento.

Alemanha/Finlândia

tradicoes_ano_novo_mundo_14

Despejam chumbo derretido num copo com água e, de acordo com o formato no qual o metal se resfria, fazem previsões.

Escócia

tradicoes_ano_novo_mundo_21

Com a virada, começa o “primeiro pé”, que é ser o primeiro a atravessar a porta da casa de um amigo, levando presentes como uma moeda, pão, sal, carvão ou whiskey, que representam respectivamente prosperidade, comida, sabor, calor e alegria.

Países Baixos

tradicoes_ano_novo_mundo_16

Comem um bolinho chamado oliebollen, que parece bolinho de chuva.

Porto Rico

tradicoes_ano_novo_mundo_19

Um péssimo lugar pra você passar na rua durante a meia-noite, já que é costume jogar baldes com água pela porta da frente com a virada do ano e você pode acabar sendo pego no fogo cruzado.

Rússia

tradicoes_ano_novo_mundo_20

Um desejo é feito num pedaço de papel, que é queimado e jogado numa taça de champagne, bebida à meia-noite.

 

 

Conheça 5 Bilionários que começaram do zero

Artigo anterior

Fatos desconhecidos sobre goma de mascar (ou chiclete)

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido