Curiosidades

Mudanças no cartão de crédito começam a valer nesta segunda-feira; veja quais são

0

O cartão de crédito é seu amigo ou seu inimigo? Essa é uma forma de pagamento popular no mudo todo que deixa a pessoa comprar as coisas e pagar por elas depois. Em teoria isso é ótimo, mas existem pessoas que acabam se descontrolando. Além disso, por ser uma forma bem usada pelas pessoas, várias mudanças são feitas no cartão de crédito para melhorar a vida de quem o usa.

As novas mudanças no cartão de crédito entram em vigor hoje, dia 1º de julho. Com isso, as pessoas poderão fazer a portabilidade do crédito rotativo, que lhes dá a chance de transferir dívidas das faturas de um banco para outro para uma instituição que tenham melhores condições de negociação.

Em vigor

UOL

Essa possibilidade da portabilidade da dívida do cartão de crédito também irá ser válida para o pagamento pós-pago, que é quando os recursos são depositados para débitos já assumidos. Além de também ser possível para dívidas relacionadas, até as que já foram parceladas.

Mais uma das mudanças no cartão de crédito é uma transparência maior na fatura. Agora, nos boletos deverá ser vista uma área de destaque com algumas informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

Essas mudanças no cartão de crédito foram regulamentadas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de 2023. Elas são necessárias porque, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 115 milhões de transações com cartões são feitas todos os dias no Brasil.

Mudanças no cartão de crédito

ProCred 360

Como dito, com as mudanças no cartão de crédito existe a possibilidade de transferir dívidas das faturas para um banco que tenha condições melhores. Com essa mudança no cartão de crédito, as pessoas poderão transferir sua dívida de um banco para algum outro que tiver melhores condições de pagamento, desde que ele também seja uma instituição autorizada pelo Banco Central.

Com relação a essa possibilidade, a recomendação dos especialistas é que as pessoas façam a comparação entre as instituições financeiras antes de fazer a negociação das condições mais favoráveis.

Outra mudança do cartão de crédito que entra em vigor em julho é a que prevê uma transparência maior na fatura do cartão. Com isso, os boletos devem ter uma área destacada com as informações essenciais, como por exemplo, o valor total da fatura, data de vencimento e limite total de crédito.

Nas faturas também deverão existir uma área com opções de pagamento oferecidas. Nela, deve ter essas informações:

  • valor do pagamento mínimo obrigatório
  • valor dos encargos a ser cobrado no período seguinte no caso de pagamento mínimo
  • opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar
  • taxas efetivas de juros mensal e anual
  • Custo efetivo total das operações de crédito

A partir de 1º de julho, as faturas também devem ter uma área com informações complementares. Como:

  • Informações como lançamentos na conta de pagamento
  • Identificação das operações de crédito contratadas
  • Juros e encargos cobrados no período vigente
  • Valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas
  • Identificação das tarifas cobradas
  • Limites individuais para cada tipo de operação

“A Abecs vêm acompanhando ambos os temas junto aos emissores associados, que estão se preparando e trabalhando internamente nos ajustes necessários para se adequarem às mudanças regulatórias”, disse a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços em nota.

Fonte: R7

Imagens: UOL, ProCred 360

Por pouco: asteroides que quase acertaram a Terra

Artigo anterior

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm esses três hábitos

Próximo artigo