Curiosidades

O que aconteceria se a Terra girasse mais rápido?

0

Todos nós aprendemos desde cedo na escola que a Terra gira. Basicamente, nosso planeta realiza dois movimentos. Em volta de si mesmo e ao redor do sol, também conhecidos como rotação e translação. A duração desses movimentos influencia diretamente em nossas vidas. Isso porque esses movimentos estão ligados diretamente à duração dos nossos dias e anos. Mas e se a Terra girasse mais rápido?

Como dito, o movimento de rotação do planeta influencia em várias coisas, como nas mudanças climáticas, ventos e marés. Por isso que se a Terra girasse mais rápido várias consequências iriam ser notadas em diversos aspectos. E quais seriam elas?

O primeiro ponto a ser entendido é o motivo do planeta girar. A origem disso vem da formação do nosso sistema solar. No começo dele, uma nuvem de poeira e gás enorme começou a entrar em colapso sob a gravidade, o que formou um disco gigante com uma protuberância central, e ele se tornou o sol.

Conforme os planetas e demais corpos celestes foram se formaram a partir desse disco eles tiveram como herança o momento angular da nuvem original. Foi isso que deu a rotação a eles.

Foi esse movimento angular conservado que fez com que o sol e os planetas ficassem girando por bilhões de anos, e isso irá continuar ao menos que uma força externa os pertube.

E se a Terra girasse mais rápido?

Olhar digital

Atualmente, a Terra tem seu período de rotação em 24 horas, o que é crucial para que as condições favoráveis à vida sejam mantidas. Por conta desse movimento é tido uma distribuição equilibrada da luz do sol e escuridão, o que mantém a temperatura do planeta em uma faixa adequada para a vida.

Além disso, a atmosfera, que fica perto da superfície do nosso planeta, é mantida por uma combinação de atração gravitacional e arrasto rotacional.

Outro ponto influenciado pelo movimento da Terra são as marés. Já que são as interações gravitacionais entre a Terra e a lua junto com a rotação da Terra que geram uma elevação e queda dos níveis do mar.

O movimento do nosso planeta também é a origem da força de Coriolis, que tem ação na direção dos ventos e correntes oceânicas. E como a Terra gira mais rápido do que o movimento do ar e da água, as forças fazem com que as correntes se desviem, o que cria padrões de regiões de alta e baixa pressão.

Se a Terra girasse mais rápido, mudanças bastante significativas iriam acontecer. Como, por exemplo, os dias seriam mais curtos, o que influenciaria no ritmo circadiano e processos biológicos que são dependentes do ciclo de 24 horas.

Além disso, com o planeta girando mais rápido, o efeito Coriolis iria ser intensificado, o que levaria padrões climáticos serem mais extremos que possivelmente mudariam o clima de forma significativa. E as forças das marés também poderiam ficar mais intensas mudando o nível do mar e os ecossistemas costeiros.

Consequências

Olhar digital

Clima

A primeira coisa que sofreria mudanças seria o clima. Se o planeta girasse mais rápido, os dias e as noites iriam refletir o calor ou frio. E as mudanças de temperatura entre o dia e a noite seriam mais abruptas. Além disso, os padrões dos ventos seriam diferentes, as nuvens teriam um formato exótico e as chuvas seriam imprevisíveis. Ou seja, os humanos estariam no meio de um clima totalmente imprevisível com períodos de seca maiores e eventos climáticos extremos sendo mais comuns.

Ecossistemas

Os ecossistemas terrestres também mudariam porque praticamente tudo nele depende do conhecido ciclo de 24 horas. Por isso que se a Terra girasse mais rápido, tudo isso sofreria consequências.

No caso das plantas, elas podem ter problemas com fotossíntese por conta dos dias mais curtos. Já os animais noturnos teriam menos tempo para caçar, o que resultaria em um caos na cadeia alimentar.

Vulcões e terremotos

Com o planeta girando mais rápido, tanto a atividade sísmica quanto a vulcânica iriam sofrer consequências, porque isso aumentaria as forças das marés e o movimento das placas tectônicas. Consequentemente, quem vive perto dessas áreas estaria literalmente à beira, já que o solo embaixo deles se tornaria mais inquieto.

Tempo

O tempo de um dia também mudaria com a rotação mais rápida do planeta. Toda a estrutura de 24 horas seria desequilibrada, o que poderia causar vários distúrbios do sono, padrões alimentares estranhos e uma saúde e bem-estar totalmente abalados.

Peso

Pode não parecer, mas a rotação da Terra também influencia no peso das pessoas. E se o planeta estivesse girando mais rápido, isso seria visto em quanto as pessoas pesam. Por exemplo, uma pessoa que mora nos polos e pesa 70 quilos, se ela estivesse no equador, poderia ser dois quilos mais leve por conta da força centrífuga.

Arquitetura

E claro que as construções criadas pelo homem também sofreriam com a rotação mais rápida. Isso porque tudo que é construído leva em consideração a rotação da Terra. Então, se esse ritmo mudasse, as construções poderiam sofrer danos e todos projetos teriam que ser revistos e novos códigos de construção deveriam ser feitos.

Fonte: Olhar digital,  Mistérios do mundo

Imagens: Olhar digital

Esse ator de “Um Maluco no Pedaço” disse que série arruinou sua carreira

Artigo anterior

Nos Estados Unidos, a incrível indústria de cogumelos “devoradores de resíduos”!

Próximo artigo
Exit mobile version