Curiosidades

Para qual lado a Terra gira? Entenda a rotação dos planetas

0

Todos nós aprendemos desde cedo na escola que a Terra gira. Basicamente, nosso planeta realiza dois movimentos. Em volta de si mesmo e ao redor do sol, também conhecidos como rotação e translação. A duração desses movimentos influencia diretamente em nossas vidas. Isso porque esses movimentos estão ligados diretamente à duração dos nossos dias e anos.

No entanto, uma coisa que poucas pessoas podem ter se indagado é para qual lado aTerra gira. Será que é na mesma direção do sol e dos outros planetas? Mesmo que nós não sentimos o planeta girar, o nascer e pôr do sol são lembretes de que esse movimento está acontecendo todos os dias.

A resposta para essa pergunta tem relação com a formação do sistema solar, aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás. De acordo com Joshua Pepper, cientista na divisão de Astrofísica da NASA, o começo de tudo aconteceu com uma nuvem de gás e poeira enorme e bem densa.

O centro dessa nuvem, que era mais denso, acabou se tornando o sol. E os planetas se formaram no redemoinho de gás que estava ao redor. E o giro inicial da “nuvem rodopiante” ainda é preservado até os tempos atuais. Ele é chamado de momento angular, e é por conta dele que os planetas e sol ainda giram.

“É como quando um patinador artístico puxa seus braços enquanto gira e eles giram cada vez mais rápido. O sol é como o centro de gravidade do patinador artístico, e os planetas são como os braços e as pernas do patinador”, disse Pepper.

Para qual lado a Terra gira?

Olhar digital

O sol gira no sentido anti-horário. E no caso da Terra, e da maior parte dos outros planetas, como Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e Netuno, também gira no mesmo sentido. Contudo, existem as exceções.

Uma delas é Vênus, que gira no sentido horário. Isso quer dizer que nesse planeta, o sol nasce do oeste ao invés do leste. Segundo Gongjie Li, professor da Escola de Física da Georgia Tech, a causa disso provavelmente é a atmosfera espessa do planeta. Para se ter uma ideia, a atmosfera de Vênus é de dióxido de carbono e 90 vezes mais “grossa”que a da Terra.

Além disso, no sistema solar tem outro planeta que gira diferente. No caso, é Urano, que gira de lado. De acordo com o que os astrônomos acreditam, no começo da história do planeta ele foi atingido por um objeto enorme. “O início do sistema solar estava repleto de coisas colidindo umas com as outras”, disse Pepper.

Para se entender, Urano tem um inclinação maior que 90 graus. Isso faz com que aconteçam mudanças dramáticas, como invernos que duram 21 anos, conforme pontuou a NASA.

Girando

Quora

Sabendo que a Terra gira no sentido anti-horário, assim como o sol, uma outra dúvida pode surgir. O que aconteceria se a Terra girasse mais rápido?

Como dito, o movimento de rotação do planeta influencia em várias coisas, como nas mudanças climáticas, ventos e marés. Por isso que se a Terra girasse mais rápido várias consequências iriam ser notadas em diversos aspectos. E quais seriam elas?

O primeiro ponto a ser entendido é o motivo do planeta girar. A origem disso vem da formação do nosso sistema solar. No começo dele, uma nuvem de poeira e gás enorme começou a entrar em colapso sob a gravidade, o que formou um disco gigante com uma protuberância central, e ele se tornou o sol.

Conforme os planetas e demais corpos celestes foram se formaram a partir desse disco eles tiveram como herança o momento angular da nuvem original. Foi isso que deu a rotação a eles.

Foi esse movimento angular conservado que fez com que o sol e os planetas ficassem girando por bilhões de anos, e isso irá continuar ao menos que uma força externa os pertube.

Atualmente, a Terra tem seu período de rotação em 24 horas, o que é crucial para que as condições favoráveis à vida sejam mantidas. Por conta desse movimento é tido uma distribuição equilibrada da luz do sol e escuridão, o que mantém a temperatura do planeta em uma faixa adequada para a vida.

Além disso, a atmosfera, que fica perto da superfície do nosso planeta, é mantida por uma combinação de atração gravitacional e arrasto rotacional.

Outro ponto influenciado pelo movimento da Terra são as marés. Já que são as interações gravitacionais entre a Terra e a lua junto com a rotação da Terra que geram uma elevação e queda dos níveis do mar.

O movimento do nosso planeta também é a origem da força de Coriolis, que tem ação na direção dos ventos e correntes oceânicas. E como a Terra gira mais rápido do que o movimento do ar e da água, as forças fazem com que as correntes se desviem, o que cria padrões de regiões de alta e baixa pressão.

Se a Terra girasse mais rápido, mudanças bastante significativas iriam acontecer. Como, por exemplo, os dias seriam mais curtos, o que influenciaria no ritmo circadiano e processos biológicos que são dependentes do ciclo de 24 horas.

Além disso, com o planeta girando mais rápido, o efeito Coriolis iria ser intensificado, o que levaria padrões climáticos serem mais extremos que possivelmente mudariam o clima de forma significativa. E as forças das marés também poderiam ficar mais intensas mudando o nível do mar e os ecossistemas costeiros.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Quora

Ranking mostra as profissões com melhores e piores salários no Brasil para quem tem diploma

Artigo anterior

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável com temperatura semelhante à da Terra

Próximo artigo
Exit mobile version