Dizem que, na guerra, deve-se usar todas as armas que se tem. E em tempos de pandemia de coronavírus, as pessoas estão vivendo mesmo como se estivessem em uma guerra. O fato é que não podemos ignorar a gravidade da situação. Mas também não podemos nos deixar levar por informações falsas. Nesse momento, é muito importante se atentar às medidas básicas de prevenção para evitar o contagio da doença. Só, que pelo visto, algumas pessoas não estão levando isso muito a sério. Enquanto o álcool em gel está ficando escasso nas farmácias, as pessoas estão procurando outras formas de se proteger. E uma delas é envolve uma bebida alcoólica muito amada: a vodka. Isso mesmo, houveram vários relatos nas redes sociais de pessoas usando uma vodka especifica para tentar se proteger do novo coronavírus.

A marca de vodka do Texas, Tito’s, se viu, recentemente, no meio de uma discussão séria. Bebidas alcoólicas poderiam ajudar a se prevenir do vírus? A resposta obviamente é: não. Mas precisou da marca se posicionar e esclarecer que a sua bebida não atende ao teor mínimo de álcool, recomendado pelos órgãos de saúde para desinfetar as mãos. Antes disso, muitas pessoas estavam realmente acreditando nisso.

Uso de vodka

Publicidade
continue a leitura

Ao que parece, as pessoas procuraram essa marca porque o preço é mais barato. No entanto, a bebida está longe de oferecer a concentração de álcool necessária nesse caso. O ideal é álcool 70%, enquanto isso, a vodka tem apenas 40% de concentração alcoólica.

Tudo começou no começo desse mês, quando um usuário postou no Twitter, que tinha visto uma receita de desinfetante para as mãos, que incluía a vodka. “Acabei de ver uma receita para fazer seu próprio desinfetante para as mãos, usando a vodka Tito’s. Oh não. É por isso, que temos vodka de supermercado”, dizia a publicação.

No entanto, a fonte da receita não ficou clara, mas outros usuários ligaram isso a um artigo da Good Housekeeping sobre como fazer limpadores domésticos. O curioso é que o artigo não menciona em nenhum momento o uso de vodka ou desinfetante na receita.

Publicidade
continue a leitura

Um outro usuário também ajudou a propagar a ideia do uso da bebida, na fabricação de desinfetantes para as mãos. “Não consegue encontra Purell ou outros desinfetantes para as mãos? Veja como fazê-lo em casa com vodka ou álcool”.

Escassez de desinfetantes

Publicidade
continue a leitura

A verdade é que a escassez confirmada de desinfetantes para as mãos, tem se tornando um problema grave, o que gera margem para esse tipo de notícia falsa. Enquanto isso, a empresa poderia facilmente lucrar, e muito, com isso tudo, no entanto, não seria o ideal, e felizmente, a marca se posicionou sobre o assunto. Um representante da Tito’s fez questão de lembrar que a vodka é única e exclusivamente para beber.

"Assim que vimos os artigos e as postagens sociais incorretos, queríamos esclarecer as coisas", disse o representante da empresa por e-mail. “Embora seja bom para os negócios que nossos fãs usem grandes quantidades de Tito’s para desinfetante para as mãos, seria uma pena desperdiçar as coisas boas, especialmente se não higienizar”.

Publicado em: 17/03/20 15h50