Curiosidades

Primeiro voo da história do Brasil não foi feito por Santos-Dumont

0

A invenção do avião pode ser meio confusa. Os americanos insistem em dizer que ela pertence aos irmãos Wright. E para nós, brasileiros, e talvez para a maioria do mundo, quem inventou o avião foi Santos-Dumont. Tanto que ele entrou para a história por em, 1906, fazer o primeiro voo com o avião 14-Bis em Paris, na França. Contudo, ao contrário do que muitos possam pensar, esse não foi o primeiro voo feito na história do Brasil e da América Latina.

Isso porque, no dia sete de janeiro de 1910, depois de vários testes, o aviador espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud decolou um avião da região da atual cidade de Osasco, em São Paulo. O lugar onde isso foi feito era perto do Chalé Brícola, onde a família de Lavaud morava. Atualmente, o lugar é um museu que leva o nome do aviador.

Primeiro voo

Olhar digital

Esse voo aconteceu depois que Lavaud correu 70 metros, então a aeronave saiu do chão, a uma altura entre dois e quatro metros acima do solo, por 103 metros durante seis segundos.

Embora o motor tenha sido testado durante duas horas sem parar antes desse voo, ele parou de repente e fez com que o avião caísse. Nesse pouso forçado, uma roda foi quebrada. Mesmo assim, quando Lavaud saiu do avião ele foi aplaudido pelas pessoas que estavam presentes testemunhando esse primeiro voo.

Depois do acidente, os testes pararam. No entanto, ele foi o suficiente para que se tivesse registrado o marco histórico de primeiro voo feito no Brasil e na América Latina. Nos anos depois, a aeronave foi vendida e destruída em um novo acidente.

Contudo, até 2016, no Museu Asas de um Sonho/TAM, em São Carlos, era possível ver uma réplica do avião em exposição.

O avião

Olhar digital

O avião que fez o primeiro voo no Brasil e na América Latina foi criado pelo próprio Lavaud junto com Lourenço Pelegatti, um mecânico. O nome dado a aeronave foi São Paulo.

A inspiração para o avião veio do monomotor francês Blériot, e ele conseguia chegar a uma velocidade de 54 quilômetros por hora. Ao todo, ele tinha 10,2 metros de comprimento, 10 metros de largura e pesava 260 quilos, com o peso do piloto incluso.

No tanque da aeronave cabiam 25 litros de combustível e sua estrutura era feita de peroba e pinho. Enquanto as asas eram de tecido à base de algodão.

Invenção

Tecmundo

Além do choque de o primeiro voo não ter sido de Santos-Dumont, com relação ao invento do avião, se pertence a ele ou aos irmãos Wright, a resposta é que, tecnicamente, não é de nenhum deles.

No começo do século XX, aconteceu uma revolução tecnológica sem precedentes. E uma dessas áreas, que passou por uma revolução foi a aeronáutica. Vários investidores estavam em uma corrida para serem os responsáveis por criar a primeira máquina voadora. E o avião é o resultado da combinação do trabalho desses idealizadores.

Uma coisa que não se pode negar é que, tanto o brasileiro Santos Dumont quanto os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright foram os pioneiros da aviação e os que tiveram mais notoriedade nessa disputa.

O primeiro voo do 14-bis, que foi documentado pela Comissão Oficial do Aeroclube da França, foi no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. Aproximadamente mil pessoas estavam presentes vendo esse voo. A aeronave voou 60 metros em sete segundos. Ela estava a três metros de altura e com uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Foi exatamente esse feito que deu a Santos Dumont o título de Pai da Aviação.

Mas em 1903, no dia 17 de dezembro, os irmãos Wright tinham feito, em sigilo, o primeiro voo com o Flyer I. Quem testemunhou esse voo foram poucas pessoas. O avião deles percorreu 37 metros em 12 segundos. O Flyer I tinha uma velocidade de 10,9 quilômetros por hora. E sua decolagem foi auxiliada por um sistema de trilhos.

Além desse teste, eles chegaram a fazer mais outros dois voos que acabaram danificando a aeronave. Depois disso, ela não foi mais usada. Os irmãos contaram à imprensa sobre o seu feito, mas não foram levados a sério. O motivo foi porque eles não eram conhecidos na época.

O encontro dessas personalidades aconteceu em 1908. Os irmãos Wright viajaram para Paris para participar de uma festa aérea promovida pelo Aeroclube da França. E foi nessa festa que o trabalho de Santos Dumont e dos irmãos Wright foi comparado.

O 14-bis fazia voos em círculos com um balão. E o Flyer III tinha um sistema de três eixos que dava a ele a possibilidade de fazer curvas mais controladas, fazendo manobras no formato de um oito. Além disso, o Flyer conseguia se manter em um voo por horas. Entretanto, também é claro que o trabalho dos irmãos vinha de anos.

Posteriormente a essa aparição pública, os irmãos ganharam reconhecimento pelo seu trabalho. Depois, o voo de 1903, com o Flyer I, passou a ser reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional como o primeiro voo, realizado com uma máquina voadora controlada mais pesada que o ar.

Controvérsias

O Aeroclube da França era a instituição aeronáutica de maior prestígio do mundo na época. E pelas regras dele, só seriam consideradas para as competições dos prêmios as invenções de máquinas que obedecessem três fatores.

Eram eles: poder decolar de forma autônoma, ser completamente controlada pelo piloto e portadoras de demonstrações que fossem supervisionadas pela comissão da instituição. Em suma, o que só poderia acontecer na França.

Com esses fatores sendo levados em conta, Santos Dumont foi o autor do primeiro voo, com uma máquina voadora mais pesada do que o ar de forma autônoma. E com a presença da Comissão Avaliadora do Aeroclube da França.

Alguns historiadores, no entanto, questionam bastante o fato de o 14-bis ser uma máquina efetivamente controlada, pois com suas inúmeras alavancas e comandos a aeronave funcionava muito mais parecida com um balão.

E no caso do Irmãos Wright, o Flyer, podia ser controlado com mais eficiência. Mas ele não era capaz de levantar voo sozinho.

Dessa forma, as duas máquinas tinham pontos questionáveis e não completamente dentro das regras estabelecidas. Mesmo assim, esses resultados foram inquestionáveis e pioneiros. Além de terem contribuído intensamente para o avanço da aeronáutica.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Tecmundo

Qual a chance de ser atingido por um raio?

Artigo anterior

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Saiba a origem da data e como funciona no Brasil

Próximo artigo
Exit mobile version