Cuidar do nosso corpo e nossa saúde como um todo é uma necessidade. Precisamos fazer de tudo para nos mantermos saudáveis, pois assim é mais fácil levar a vida. Para isso, nos sujeitamos a exercícios físicos, que são extremamente benéficos, assim como buscamos uma rotina sem estresses. Para passar um dia inteiro sem esquentar a cabeça, precisamos estar cercados de boas pessoas e trabalhar com algo que realmente amamos. Outro fator importante na busca pelo bem-estar, é a alimentação. Legumes, verduras, frutas e coisas naturais tendem a nos trazer diversos benefícios. Um bom exemplo disso é o caqui.

Você já deve ter visto um caqui por aí e até mesmo provado. Trata-se de um fruto original da China, mas que se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. Por esse motivo, podemos encontrá-lo facilmente aqui em nosso país. Muitas vezes podemos confundi-lo com o tomate, visto que se parecem bastante. No entanto, o caqui é bem doce, bastante agradável para quem gosta de alimentos assim. E foi pensando um pouco mais sobre o mesmo que decidimos buscar por seus benefícios e trouxemos para você, caro leitor. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Benefícios do Caqui

Para o intestino

Publicidade
continue a leitura

De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry em julho de 2020, o caqui é bastante rico em antioxidantes. Isso pode ajudar de forma considerável no funcionamento do intestino. Os pesquisadores transformaram a casca da fruta em um pó. A ingestão do mesmo resultou em um aumento de diversos tipos de bactérias benéficas ao corpo. A descoberta indica que esse pó feito da casca do caqui pode ser incluído em formulações de alimentos para aumentar o teor de carotenóides e antocianinas. Isso pode ter um impacto bastante positivo na saúde humana.

Para colesterol, diabetes e coração

Publicidade
continue a leitura

Um estudo realizado em 2008 mostrou que os taninos presentes na fruta podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Uma pesquisa conduzida pela University od Florence mostra os benefícios do caqui. O resultado foi publicado no periódico "Advances in Horticultural Science". Esses taninos citados pelos cientistas são substâncias que estão presentes no caqui. Podem ser encontrados especialmente na parte externa de outras frutas vermelhas e algumas plantas.

Trata-se de uma das substâncias da uva e que fazem com que os vinhos sejam benéficos à saúde. Responsável pelo amargor da casca, ele reforça as paredes das artérias e previne o entupimento das veias. Além de tudo, é ótimo para reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.

Contra o câncer

Publicidade
continue a leitura

Além de tudo, o caqui é ainda um forte aliado para evitar o câncer. O mesmo estudo anterior mostrou que ele pode ajudar o corpo a se proteger não só de um ou outro tipo, mas de uma ampla gama de cânceres. Esse benefício é também possível graças aos antioxidantes como os taninos, que fortalecem o coração. Todos os benefícios medicinais e para a saúde do caqui são consideráveis e ainda devem ser pesquisados mais profundamente. O que podemos fazer no momento é consumir a fruta com a certeza de que estaremos fazendo bem ao corpo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 08/09/20 15h33