Curiosidades

Qual a maior temperatura já registrada na Terra?

0

Com o passar dos anos, a temperatura média de todo o mundo tem sofrido altas terríveis. Isso pode ser visto com a forte onda de calor que atingiu várias regiões do mundo nesse ano. E mesmo que para acompanhar o aquecimento da Terra os cientistas usem medições mais longas, como meses, anos e décadas, os picos diários mostram que a mudança climática está atingindo novos patamares.

Para se ter um noção, nos gráficos dos dados feitos pelos cientistas o aumento da temperatura média global é tão brusco quando comparado com o visto anteriormente, em que a linha é quase vertical. E com isso em mente vem a dúvida: qual foi a maior temperatura registrada na Terra?

Maior temperatura já registrada

Olhar digital

Nos 4,54 bilhões de anos da Terra, as temperaturas mais quentes devem ter sido experimentadas nos primórdios, época em que ela estava colidindo com outros detritos rochosos que giravam em volta do nosso sistema solar. Por conta do calor vindo dessas colisões a terra era mantida derretida, com as temperaturas chegando a mais de 1982º Celsius.

Agora, pegando um passado mais recente, conforme um estudo de 2013, a temperatura média global está mais alta do que a vista nos últimos 11.300 anos. O que explica grande parte dessa variação pode ser a variabilidade natural, resultado de coisas como mudanças na inclinação do eixo da Terra.

Já no último século, as temperaturas médias globais aumentaram indo de níveis mais perto dos mais frios para os mais quentes. Nessa mesma época, o que também aumentou foram as emissões de gases das atividades humanas. Para se ter uma ideia, em julho de 2023, a temperatura média global atingiu 17º Celsius, o que foi mais do que o recorde anterior visto em agosto de 2016 com 16,92ºC.

Isso mostra que, por mais que nosso planeta tenha sido mais quente no passado, isso não quer dizer que o aquecimento visto na atualidade é algo natural. E isso também não é uma prova de que o aquecimento de hoje é uma coisa inofensiva, seja para os humanos ou para qualquer outra vida na Terra.

Maior temperatura recente da Terra

Olhar digital

Recentemente, a maior temperatura da Terra foi registrada no dia 13 de setembro de 1922 em El Azizia, no deserto da Líbia, com 58º Celsius. Contudo, o recorde foi desqualificado pela Organização Meteorológica Mundial em 2012 por conta da instrumentação inadequada.

Por conta disso, o recorde atual é de 56,7 °C, registrada no Death Valley, na Califórnia, em 1913, conforme o Guinness World Records. E com o passar dos anos, temperaturas parecidas foram vistas no mundo todo. Por exemplo, em 1931 na África tendo sua temperatura mais quente de 55ºC. Em 2017, o Irã bateu o recorde de temperatura oficial da Ásia, com 54 °C.

Solo mais quente

O Vale da Morte é considerado o mais quente do planeta com relação à temperatura. Já com relação ao solo outras ressalvas devem ser feitas. Segundo novas pesquisas, as temperaturas superficiais mais extremas do nosso planeta são no deserto de Lut, no Irã, e no deserto de Sonora, na América do Norte.

De acordo com os dados de satélite de alta resolução, feitos das últimas duas décadas, o solo nessas regiões pode às vezes esquentar tanto que chega até 80,8° Celsius.

O deserto de Lut ocupa o primeiro lugar de temperatura do solo mais alta da Terra. Entre 2002 e2019, essa região de areia atingiu extremos escaldantes regularmente. Isso aconteceu porque o deserto está aninhado entre uma cadeia de montanhas que prendem o ar quente acima das dunas.

Essas descobertas feitas vão de encontro com um estudo anterior feito em 2011 que descobriu que o deserto de Lut era um dos lugares mais escaldantes do nosso planeta.

Nos anos de 2004, 2007 e 2009, a região experimentou as temperaturas mais altas do solo da Terra. E em 2005, os dados iniciais mostraram que o deserto atingiu 70,7° Celsius. Contudo, os autores desse novo estudo  dizem que essa temperatura é provavelmente uma subestimativa.

Desde que essa primeira análise foi feita, a NASA lançou uma nova versão do seu software de satélite. Com isso, a detecção das temperaturas da superfície da Terra ficou melhor. Usando esse novo software, os pesquisadores disseram que as temperaturas do deserto de Lut são, na realidade, 10 graus mais altas do que se pensava.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

O que novo planeta do tamanho da Terra pode nos revelar?

Artigo anterior

Qual a chance de ser atingido por um raio?

Próximo artigo
Exit mobile version