CuriosidadesHistória

Qual foi a pior pandemia da História?

0

Nossa história é marcada por diversas epidemias e pragas que atacaram e mataram milhares de pessoas ao longo dos séculos. Algumas epidemias foram tão intensas que quase chegaram a aniquilar cidades inteiras. Muitas delas até tiveram um enorme impacto nas gerações futuras, causando mudanças radicais na sociedade da época.

Quando nos referíamos a uma como sendo pandemia, quer dizer que trata-se de qualquer epidemia de doença infecciosa que se espalhou por uma grande região geográfica, como por exemplo um continente ou o mundo todo.

As pandemias podem surgir mas com algumas condições. Como o surgimento de uma nova doença em uma população local, o agente infecta humanos e ela se espalha fácil e de maneira eficiente. E o que mais precisa é o agente ser infecciosos, do contrário, continua sendo só uma epidemia.

E entre todas as pandemias do mundo, teve aquela que foi a pior de todas. Há mais de um século, era confirmado o primeiro caso de gripe que se tornaria a pior pandemia da doença que já foi registrada no mundo.

Essa pandemia foi conhecida como Gripe Espanhola e aconteceu entre 1918 e 1919. Ela fez mais vítimas causadas por uma doença infecciosa desde a Peste Negra, que aconteceu no século XIV.

Pandemia

Cerca de um terço da população do mundo foi infectada pelo vírus e 50 milhões não resistiram a ele. Esse número foi três vezes maior do que o de mortes na Primeira Guerra Mundial.
A origem do vírus é controversa. Teoricamente, um soldado americano de Kansas teria sido o primeiro registrado com a gripe espanhola. Mesmo que o “paciente zero” tenha sido americano, ela foi batizada de espanhola por causa de uma estratégia de guerra.

Isso porque, no meio da Primeira Guerra Mundial, países como Alemanha, Reino Unido e França censuraram a divulgação dos casos de doença para não demonstrarem uma fragilidade para seus inimigos. E como a Espanha estava neutra nesse conflito, ela não escondeu seus casos de doenças e acabou levando a fama dessa doença que se tornou uma pandemia.

O vírus que provocou a gripe espanhola foi o H1N1 e a variação que temos hoje é a quarta geração do vírus. O vírus foi disseminado pelos soldados e a gripe se tornou letal por causa das infecções secundárias que ela provocava. Um exemplo disso era pneumonia. E juntando isso com as condições de precariedade da época da guerra, as mortes relacionadas à doença cresciam muito.

Mortes

Em 1918, o vírus chegou no Brasil e matou aproximadamente 35 mil pessoas, incluindo o presidente da República, Rodrigues Alves. A gripe chegou ao nosso país em um navio inglês, que aportou em Recife e em Salvador. E pouco tempo depois, o mal estava disseminado no país. O maior número de mortos foi no Rio de Janeiro com 12.700 mortos.

As vítimas da gripe eram homens jovens e saudáveis e não as crianças e idosos, que geralmente são mais afetados pelos vírus atuais. Em São Paulo, as pessoas que foram afetadas pela gripe foram principalmente os imigrantes que moravam em piores condições. E o estimado é que um terço da população paulistana tenha contraído a doença e cerca de cinco mil tenham morrido.

Colônia Cecília, a experiência de anarquismo que aconteceu no Brasil

Artigo anterior

Uma cadela saudável foi sacrificada para ser enterrada com sua dona

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido