Graças ao lançamento de uma estação espacial, os humanos começaram a entender mais do espaço. Esse local está nos ajudando a entender como podemos viver no espaço. E o mais incrível de se pensar é que, não muito tempo atrás, essa ideia não passava de pura ficção científica.

A quantidade de informação e conhecimento que nós podemos obter no espaço é simplesmente inimaginável. Na busca, por esse conhecimento, diversas histórias estranhas e descobertas aconteceram. E com certeza, vários incidentes envolvendo a Estação Espacial Internacional (ISS) que não formam revelados.

Visitar o espaço foi sempre um desejo do ser humano. O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e empresas grandes como SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC têm projetos para fazer com que esse sonho se torne realidade.

Aqueles, não astronautas, que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço terão uma viagem inesquecível em suas vidas. Tanto pode se tornar concreto que a agência espacial norte americana afirmou que abrirá a estação em órbita para o turismo e outros empreendimentos comerciais. Segundo Robyn Gatens, vice diretora da ISS, ocorrerão duas pequenas missões de astronautas não profissionais por ano.

Publicidade
continue a leitura

Com o avançar da ciência, o tempo de arrumar as malas para essa viagem pode estar mais perto do que imaginamos. Ao que parece, logo logo vai sair da ficção e se tornará algo do mundo real.

Tanto que a Roscosmos, agência espacial da Rússia está voltando a ativa desde que o país interrompeu o programa de turismo espacial orbital, em 2010. Essa interrupção aconteceu por conta do número crescente de tripulantes na Estação Espacial Internacional.

Turistas

Publicidade
continue a leitura

Para mostrar que a Rússia realmente está de volta nesse quesito espacial, o país planeja enviar dois turistas para a ISS em 2023. Eles irão até a estação a bordo de uma espaçonave Soyuz. E um desses turistas até irá fazer uma caminhada espacial fora da estação. Coisa que nunca foi tentada até o momento. Até porque para isso é exigido um treinamento bem extensivo e bastante caro.

A Roscosmos está com uma parceria com a empresa de turismo espacial Space Virginia, que fica sediada na Virginia. Ao todo, a agência espacial russa já levou sete cidadãos para a Estação Espacial com a ajuda da empresa.

"Um cidadão comum que conclua uma caminhada espacial seria outro grande avanço nos voos espaciais privados. Agradecemos a chance de comemorar duas décadas de turismo espacial orbital com nossos parceiros russos, abrindo outra experiência inédita", disse Eric Anderson, CEO da Space Adventures.

Lançamentos

Publicidade
continue a leitura

Essa notícia da Rússia vem depois que a SpaceX conseguiu lançar, com sucesso, dois astronautas da NASA na Estação Espacial. Usando a cápsula reutilizável Crew Dragon. E os planos de usar o mesmo ônibus espacial para turistas espaciais já está em andamento.

A SpaceX anunciou a sua parceria com a Space Adventures, em fevereiro. O que foi uma grande surpresa para o público em geral, já que a empresa americana e programa espacial russo tem uma história não muito boa. Mas tudo isso para que o turismo espacial se torne uma realidade.

Publicado em: 30/06/20 16h04