Nos tempos de hoje, nada melhor do que uma maratona no Netflix naquele dia de preguiça. Os nossos tempos de folga podem ser muito bem utilizados para colocar sua série preferida em dia ou começar aquele seriado do momento. Mas vem cá, será que essas maratonas que as pessoas fazem tem algum sintoma negativo ou positivo no nosso organismo?

Para muitos, uma maratona de seriados pode ser algo ideal para as horas vagas. Fazer a pipoca, chamar a companhia perfeita e assistir episódios do seu seriado preferido pode ser algo satisfatório, e caso esse seja o seu programa em todos os finais de semana, nós mostramos o que acontece no seu cérebro quando isso acontece.

O que a ciência diz sobre assistir maratonas de séries?

Publicidade
continue a leitura

A psicóloga Renee Carr, em entrevista a NBC News, afirmou que 'maratonar' faz com que o nosso cérebro produza mais dopamina e nos dê mais prazer. Na entrevista ela afirmou o seguinte: "É o sinal cerebral que se comunica com o corpo para dizer: 'Isso é bom, você deve continuar fazendo isso!'. Quando você está preso assistindo seu programa favorito, seu cérebro continuamente produz dopamina e seu corpo experimenta um efeito semelhante ao das drogas."

Publicidade
continue a leitura

As mesmas vias neurais que causam dependência de sexo ou drogas, por exemplo, são as mesmas que nos deixam obcecados por ver seriados. O curioso é que o nosso corpo não diferencia entre as atividades, apenas se apega nas ações que produzem dopamina e nos torna, digamos assim, viciados.

Por outro lado, ver uma série causa tamanha empatia que as áreas do cérebro que são ativadas são as mesmas de quando um evento ao vivo é vivido. Sendo assim, nos envolvemos muito com os seriados, nos apegamos muito a certos personagens e temos fortes reações e emoções com os acontecimentos nas séries.

Publicidade
continue a leitura

Caso você jã tenha si perguntado se não é ruim assistir muitas horas de seriados ou filmes, a ciência diz que é uma boa maneira de se livrar do estresse. Isso sem falar que assistir um seriado também é uma boa maneira de interagir com pessoas que o veem.

E aí, preparado para se acabar no seu seriado favorito hoje? Comente!

Publicado em: 08/05/18 13h36