Curiosidades

Seria possível pegar COVID-19 sem tocar na pessoa, estando apenas no mesmo ambiente que um infectado?

0

Diante da pandemia do novo coronavírus, todo cuidado é pouco. A Covid-19, doença causada pelo vírus, foi notada a princípio em Wuhan, na China. O lugar logo entrou em quarentena devido a rápida crescente dos casos. O vírus não ficou apenas por lá, e logo, se espalhou para o restante da Ásia e continuou até atingir escala global. Hoje, existem casos do coronavírus em todos os continentes do mundo e alguns países enfrentam situações mais complicadas do que na China. A Itália, por exemplo, é o país até então, mais danificado com o vírus.

Desde que o novo coronavírus foi identificado pela comunidade científica, tem gerado diversas dúvidas e receios. As pessoas, com medo do desconhecido, acabam tendo perguntas que não acabam mais, principalmente sobre a forma de contaminação. Por isso, há diversas medidas que devemos seguir para reduzir a disseminação do vírus. Uma das medidas é manter as mãos sempre limpas, assim evitando levar micro-organismos aos olhos, boca e nariz. Especialistas ainda pedem para que mantenhamos os celulares sempre higienizados, pois essa é uma medida de prevenção. Confira conosco mais informações sobre isso.

Como é a transmissão do Covid-19 e como podemos evitar

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavirus ainda está sob investigação. No entanto, o que se sabe é que a doença costuma ser disseminada pelo ar ou por meio de contato pessoal com secreções contaminadas. Gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo com a pessoa infectada, como um simples aperto de mão e o contato com objetos ou superfícies infectadas. Isso, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A importância da limpeza do celular

De acordo com os especialistas, se o nosso celular entrar em contato com pessoas infectadas, pode se tornar um foco de transmissão do vírus. “Não é muito comum. Mas sabemos que o vírus fica presente em um ambiente em torno de até 8 horas”. Esse foi um alerta da infectologista Raquel Muarrek. Isso poderia acontecer se o infectado falar ao celular, de modo que gotículas de saliva fiquem alojadas no aparelho. Sendo assim, uma pessoa saudável entrando em contato com isso, poderia ficar doente igual.

Se a mão de um indivíduo infectado não tiver sido devidamente lavada após a tosse ou espirro, também pode ser um perigo. Caso ele manuseie o dispositivo, também é possível que o celular esteja contaminado. Pessoas doentes tossindo ou espirrando em situações de aglomeração, como transporte público, por exemplo, também podem infectar os outros. Leonardo Weissmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, falou sobre. Segundo ele, uma pessoa saudável só vai contrair o vírus através do celular se tocar na superfície contaminada e depois levar as mãos na boca, nariz ou olhos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre todos esses riscos? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas matérias do nosso site.

Nova versão de Plague Inc. colocará os jogadores para salvar o mundo

Artigo anterior

7 fenômenos no mundo que a humanidade só viu uma vez na história

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido